Viagora

Piauí Pet Castramóvel vai realizar 300 atendimentos de animais

De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais.

Neste domingo (18), o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel deu início a primeira edição de 2024, em ação no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Avenida Raul Lopes, em Teresina.

Segundo o Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está cadastrando 300 animais, entre caninos e felinos, para castração social, sem custo.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCastração Social
Castração Social

O cadastro é restrito a pessoas de baixa renda. Para ter acesso, basta apresentar um número de inscrição no CadÚnico. Logo depois, o animal passará por triagem com médico veterinário, para apontar se está apto à cirurgia.

Rita de Cássia Lima, médica veterinária da Semarh, explica o procedimento. “Precisa estar com a pele íntegra, se alimentando bem, fezes em bom estado. Vamos também tirar a temperatura e não pode estar acima do peso”, explica.

De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais. O secretário Daniel Oliveira, destacou que a meta da Semarh é alcançar 7 mil animais na capital e interior.

“Com o controle populacional, a gente consegue cuidar melhor dos animais, as famílias têm mais atenção aos seus próprios animais e evita-se o abandono, que é a principal causa de maus-tratos. Muitas vezes eles [animais] reproduzem e, sem condições de cuidar, os tutores terminam abandonando”, explica o gestor.

Facebook
Veja também