Sistema desenvolvido no Piauí para vigilância de doenças será replicado em MG
O grupo participou de uma reunião nesta quarta-feira (27) na Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), para conhecer o sistema de vigilância de doenças neuroinvasivas.
A equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visitou o Piauí para conhecer e se inspirar no sistema de vigilância de doenças neuroinvasivas desenvolvido no estado. O encontro aconteceu na quarta-feira (27) na Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).
A infectologista pediátrica da SES-MG, Daniela Caldas Teixeira, destacou a importância da vigilância de doenças neuroinvasivas no Piauí, que é pioneira no Brasil. "Viemos conhecer a vigilância de doenças neuroinvasivas do Piauí, que é pioneiro no Brasil. Queremos fortalecer nossa vigilância, conhecer quais são os fluxos e processos que são feitos aqui para tentar replicar no nosso estado", enfatizou.
Durante a reunião, foi discutida a portaria da Sesapi, que tornou obrigatória a notificação e investigação de agravos como encefalite, mielite, encefalomielite e síndrome de Guillain-Barré em todo o estado. Essa medida ampliou a vigilância dessas doenças, que inicialmente era feita apenas na capital, com o apoio de diversos órgãos.
Em 2023, foram notificados 224 casos suspeitos de doenças neuroinvasivas na rede hospitalar pública e privada do Piauí. Após diagnósticos alternativos em 53% desses casos, a investigação epidemiológica foi interrompida. Nos 47% restantes, que incluíam casos de encefalite, encefalomielite disseminada aguda (ADEM), síndrome de Guillain-Barré e mielite transversa aguda (MTA), a investigação laboratorial foi continuada.
Para Daniela Caldas Teixeira, a visita aos hospitais locais e o encontro com os gestores foram fundamentais para compreender o trabalho realizado no Piauí ao longo dos anos. "Tanto a visita local nos hospitais como o encontro com os gestores, foi tudo muito rico para nós, para gente conhecer mais a fundo tudo que vocês têm encaminhado nesses dez anos de vigilância, vencendo todos os desafios, para replicarmos de maneira mais ágil e fácil", ressaltou.
Lei que obriga inserir IMEI do celular na nota fiscal está em vigor no Piauí
De acordo com a SEFAZ, a lei objetiva mais segurança para população, além de inibir práticas de delitos relacionados a aparelhos celularesRefis oferta descontos de até 95% até 18 de dezembro para regularização de débitos
Segundo o Governo do Piauí, o Refis 2024 abrange tributos como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com débitos.Espaço da Cidadania vai ter unidade no Teresina Shopping
A Gerente de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, destacou que o novo Espaço da Cidadania vai funcionar na praça de alimentação do 2º piso do shoppingJuiz condena ex-prefeito de Pedro Laurentino a devolver R$ 1,2 milhão
A decisão foi do juiz da Vara de São João do Piauí, Ermano Chaves.Delegados são homenageados com títulos de cidadania piauiense na Alepi
Os decretos legislativos que concedem as honrarias são de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir