Viagora

Imepi fiscaliza mais de 450 balanças em 11 municípios do Piauí

A fiscalização percorreu as cidades de Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Teresina

Os fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) conduziram uma operação minuciosa em diversos estabelecimentos comerciais. A ação abrangeu não apenas a capital Teresina, mas também 11 municípios do interior do estado, entre eles Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, e Rio Grande do Piauí.

Ao longo do processo, mais de 450 balanças de pesagem foram submetidas à verificação, com resultados que chamaram a atenção das autoridades. Das balanças analisadas, 10 foram reprovadas e outras 28 foram apreendidas por não possuírem o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíFiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi)
Fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi)

A diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, ressaltou a importância dessa fiscalização, especialmente durante o período da Semana Santa. Segundo ela, essa operação teve como objetivo principal garantir a qualidade dos produtos típicos consumidos nessa época do ano, além de assegurar que as balanças utilizadas para a pesagem desses itens estejam devidamente certificadas e seladas.

"As balanças apreendidas são importadas e não possuem nenhum tipo de plano de selagem. São proibidas para realização de transações comerciais e estavam lesando o consumidor", afirmou Patrícia Leal.

As consequências para os estabelecimentos que não se adequaram às normas de metrologia são severas. As multas aplicadas podem atingir valores expressivos, chegando a até R$ 1,5 milhão. Para garantir a continuidade desse trabalho de fiscalização e também para que os consumidores possam denunciar irregularidades, tirar dúvidas, fazer reclamações ou enviar sugestões, o Imepi disponibiliza um canal direto através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Facebook
Veja também