Viagora

FMS abre 20 unidades para Dia D de vacinação contra a Gripe em Teresina

O evento ocorrerá das 8h às 17h em 20 unidades básicas de saúde da cidade, com o objetivo de alcançar os grupos prioritários e atingir a meta de vacinar 90% dessas pessoas.

No próximo sábado (13), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina estará promovendo o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), uma ação crucial para proteger a população contra essa doença respiratória.

O evento ocorrerá das 8h às 17h em 20 unidades básicas de saúde da cidade, com o objetivo de alcançar os grupos prioritários e atingir a meta de vacinar 90% dessas pessoas.

Segundo a PTM, os grupos prioritários para esta fase da campanha incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde (tanto do setor público quanto privado), gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas e pessoas em situação de rua.

Emanuelle Dias, responsável pela coordenação de vacinação da FMS, destaca a importância da imunização: "A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves". Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. No caso das crianças, a caderneta de vacinação também é requerida.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com alta transmissibilidade e distribuição global. O período de incubação dos vírus influenza geralmente varia de dois dias, podendo se estender de um a quatro dias. Os sintomas podem variar desde infecções assintomáticas até formas graves da doença, com maior frequência em grupos de risco, como lactentes, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

Mais conteúdo sobre:

Fundação Municipal de Saúde - FMS

Facebook
Veja também