INSS será ponto de atendimento no Centro Pop para população em situação de rua
A iniciativa foi firmada entre a Semcaspi e o Comitê Seccional PopRuaJud na manhã desta sexta-feira, (19), durante o I Mutirão Interinstitucional PopRuaJud.
A partir desta segunda-feira, (22), a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com o Comitê Seccional PopRuaJud, disponibilizará para a população em situação de rua, um ponto de atendimento do INSS no Centro Pop, localizado no Centro de Valorização para População em Situação de Rua.
A iniciativa foi firmada entre a Semcaspi e o Comitê Seccional PopRuaJud na manhã desta sexta-feira, (19), durante o I Mutirão Interinstitucional PopRuaJud.
Segundo Semcaspi o ponto do INSS atenderá exclusivamente a população em situação de rua e promover a inclusão de usuários no benefício da aposentadoria por idade ou por deficiência por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De acordo com Socorro Bento, secretária da Semcaspi, o I Mutirão PopRuaJud marca um momento importante na segurança dos direitos da pessoa em situação rua que agora contará com o serviço do INSS dentro do Centro Pop.
“Hoje no mutirão PopRuaJud celebramos o termo de cooperação técnica com o INSS. Esse termo vai garantir que os servidores do Centro Pop tenham acesso ao sistema do INSS para concessão e encaminhamento aos benefícios ofertados pelo Instituto. Teremos dois servidores, designados dentro do Centro POP para operacionalizar esse serviço aos nossos acolhidos e também a aqueles que possam chegar, e assim fazer com que toda a população de situação de rua tenha acesso”, destaca.
O superintendente do INSS no Piauí William Machado, ressalta que a aproximação do serviço do INSS é fundamental para essa população que já está tão fragilizada.
“O principal objetivo é aproximar o INSS dessa população, que às vezes não tem os acessos específicos aos serviços presidenciais e assistenciais. Então trazer o INSS para perto dessa população é essencial, com isso eles irão poder requerer seus benefícios, inclusive documentações. Esperamos reconhecer o direito de muitos segurados!”, ressaltou.
Felipe Pinto, coordenador do comitê seccional PopRuaJud, informa sobre o mutirão de todo poder judiciário para a desburocratização dos serviços voltados à população em situação de rua.
“Essa é uma iniciativa talvez inédita no Brasil, que une todo o Poder Judiciário, a Justiça Federal, a Justiça Estadual, a Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho, com a tentativa de resolver a questão das pessoas em situação de rua de maneira integral. Nossa ideia é realizar um tratamento mais focalizado, reduzindo as formalidades burocráticas para as pessoas mais vulneráveis, no caso as pessoas na situação de rua, para que possam ter mais acesso aos serviços da justiça”, comenta.
Sesapi abre inscrições para I Simpósio Integrado de Reabilitação no AVC
O evento será realizado no dia 09 de novembro e tem como objetivo principal promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes.Secretaria de Segurança inaugura Instituto de Identificação no Mocambinho
A unidade do Instituto de Identificação funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, com capacidade para atender cerca de 100 pessoas por dia.Governo do Piauí vai propor tarifa zero no Metrô de Teresina
Por meio da Secretaria do Planejamento, o governo vai propor a inclusão desse projeto no texto da Lei Orçamentária Anual de 2025.Promotores participam de encontro no TRE-PI sobre eleições municipais
O evento aconteceu no plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, na sede do TRE-PI.Número de idosos em asilos no Piauí é 7 vezes menor que média nacional, diz IBGE
Em contraste, o Rio Grande do Sul lidera com 1,02% da sua população idosa em asilos, seguido por Minas Gerais (0,75%) e São Paulo (0,66%).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir