Viagora

IBGE diz que insegurança alimentar atinge 42% dos domicílios no Piauí

O levantamento dos dados foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa quinta-feira (25).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa quinta-feira (25) os resultados do módulo de Segurança Alimentar, inserido na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2023, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. De acordo com o instituto, a insegurança alimentar reduziu no Piauí, mas cerca de 42% dos domicílios sofre com o problema no estado.

No Piauí, em 2023, a PNAD Contínua registrou que a população residente em cerca de 42% dos domicílios, apresentava algum grau de insegurança alimentar, o quinto maior indicador do Brasil, 14,4 pontos percentuais acima da média nacional (27,6%), e 3,3 pontos percentuais acima da média da região Nordeste (38,7%).

Segundo o instituto, conceitualmente, a “segurança alimentar” reflete o pleno acesso dos moradores dos domicílios aos alimentos, tanto em quantidade suficiente como em qualidade adequada. Por sua vez, a “insegurança alimentar” reflete a insuficiência do acesso aos alimentos nos domicílios.

Em 2023, os graus de insegurança alimentar, a PNAD Contínua do IBGE registrou, no Piauí, cerca de 27,2% dos domicílios do estado estavam com um grau leve de insegurança, enquanto que 8,7% dos domicílios com grau moderado e 5,4% com grau grave.

Já em relação a proporção de domicílios com grau moderado e grave no Piauí, tínhamos 14,1% dos domicílios em situação de mais efetiva insegurança alimentar. Somando-se a proporção de domicílios com grau moderado e grave no país, tínhamos que 9,4% em situação de mais efetiva insegurança alimentar. Dentre os estados do Brasil, foi o Pará (20,3%) apresentou maior indicador, seguido de Sergipe (18,7%). Os menores indicadores ficaram com Santa Catarina (3,1%) e Paraná (4,8%).

Os dados para este estudo foram obtidos a partir da aplicação das perguntas componentes da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Esta é a quinta série de resultados sobre o tema.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Wellington Dias

Facebook
Veja também