Viagora

Tribunal de Justiça do Piauí apresenta projeto arquitetônico de Centro Cultural

O encontro foi apresentado pelo juiz auxiliar da Presidência e coordenador do projeto do Centro Cultural do TJ-PI, Luiz de Moura Correia.

Na manhã dessa sexta-feira (24), foi lançado o Centro Cultural do Poder Judiciário do Piauí, no último dia do III Encontro Regional de Trabalho do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do projeto do Centro Cultural, Luiz de Moura Correia, e membros da Superintendência de Engenharia e Arquitetura (SENA) do TJ-PI: Otavio Nogueira Matias, Indira Cardoso Matos, Fernanda Maria Libório Eulálio e Henrique Gomes. 

O arquiteto Eduardo Gil Borsoi também participou do lançamento. Em sua fala, o juiz Luiz de Moura Correia destacou a significativa contribuição do arquiteto Acácio Gil Borsoi ao Piauí, especialmente ao Poder Judiciário. "Em março do próximo ano, este prédio, que foi projetado pelo ícone do brutalismo, Acácio Borsoi, fará 50 anos. A pretensão do TJ-PI é que este Centro Cultural não seja somente do Poder Judiciário, mas do povo do Piauí," ressaltou o magistrado.

Foto: Divulgação/TJ-PITJ-PI apresenta projeto arquitetônico no III Encontro Regional de Trabalho
TJ-PI apresenta projeto arquitetônico no III Encontro Regional de Trabalho

O projeto do Centro Cultural visa a revitalização do Centro Cívico de Teresina, abrangendo os prédios do Fórum Cível e Criminal, do Tribunal Regional Eleitoral e da Assembleia Legislativa do Piauí. O arquiteto Eduardo Gil Borsoi enfatizou a importância de preservar o patrimônio arquitetônico, continuando o legado de seu pai. "Este complexo do Tribunal de Justiça ganhará uma nova função, a qual não poderia ser melhor. Meu pai foi autor do primeiro projeto deste tribunal, e eu participei do desenvolvimento de seu anexo e auditório. 

Indira Cardoso, arquiteta da SENA, explicou que o projeto do Centro Cultural busca valorizar a arquitetura de Acácio Gil Borsoi, otimizando as instalações da antiga sede do TJ-PI para servir como um centro cultural. "Este projeto vai contemplar espaços como galeria de arte, salão de eventos, museu da Justiça, salas de oficinas e cafeteria. É um projeto pensado para o uso de forma ampla e que contemple toda a comunidade," afirmou a arquiteta.

Facebook
Veja também