Caravana Federativa vai implementar plano para gestão de resíduos
O evento tem como objetivo promover a articulação entre as diferentes esferas de governo, discutindo programas, políticas e serviços públicos.
A cidade de Teresina vai sediar a Caravana Federativa, nos dias 20 e 21 de junho, um evento que se destaca pela gestão ambiental exemplar no Centro de Convenções. Durante o evento, será implementado um plano rigoroso para o manejo correto dos resíduos produzidos pelos participantes, destacando-se pela instalação de uma central de triagem que separará materiais orgânicos e recicláveis.
Segundo o Governo do Piauí, a iniciativa visa não apenas a correta destinação dos resíduos, mas também a educação ambiental dos participantes. Serão instaladas lixeiras seletivas, cada uma identificada por cores diferentes, facilitando o descarte correto dos resíduos sólidos.
Além disso, o projeto tem um importante aspecto socioambiental: as cooperativas de reciclagem serão beneficiadas com os materiais recolhidos, como explicou Lígia Rocha, co-fundadora da Ninho do Verde, empresa parceira responsável pelo serviço. "A gente vai separar e dar para eles venderem e fazerem uma ação. No relatório final, a gente indica o nome da cooperativa contemplada", afirmou Rocha.
Outro destaque do evento será a coleta específica de pilhas e baterias, materiais que, se descartados incorretamente, podem contaminar o solo e as águas. O lixo orgânico também receberá tratamento especial, sendo direcionado para compostagem. "O fato de você destinar corretamente, principalmente os orgânicos, evita a produção de gases de efeito estufa. Porque não vai para o aterro, o que também impede o crescimento dos aterros", complementou Rocha.
Ao final do evento, será elaborado um relatório detalhado, indicando a quantidade de lixo gerado, sua destinação, o impacto ambiental e as instituições beneficiadas pela reciclagem.
10ª Caravana Federativa
Governo do Piauí
-
Motociclista fica ferido após atropelar animal na BR-343 em Teresina
O acidente aconteceu por volta das 19:40 desse sábado (18), no km 328 da rodovia. -
Joel Rodrigues recebe adesão do presidente do PT de Isaías Coelho
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Joel agradece o apoio de James, que disse que, nesta campanha, diferente de outras, não votará no pré-candidato a governador de seu partido. -
UNINASSAU abre inscrições para cursos gratuitos de Inteligência Artificial em Teresina
Conforme a instituição, a edição deste ano oferece ainda, mil vagas para o curso on-line e ao vivo “A Saúde já entrou na era da IA”. -
Severo Eulálio prestigia XVI Festival Desportivo de Férias em Massapê do Piauí
O deputado informou que o evento é muito importante para o fortalecimento do esporte e para o desenvolvimento econômico do município. -
Secretaria capacita servidores para aprimorar atendimento nas UAPs de Teresina
Dentre os temas abordados na capacitação estiveram o trabalho em equipe, ética no serviço público, saúde mental e comportamento profissional.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir