Procon investiga cobranças abusivas da Equatorial Piauí na taxa de energia solar
Ao Viagora, a Equatorial Piauí afirmou que está cumprindo as regras do setor elétrico brasileiro e a legislação tributária federal, estadual e municipal, rigorosamente.
O promotor de justiça Nivaldo Ribeiro, coordenador-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), instaurou procedimento administrativo em face da empresa Equatorial Piauí Distribuidora de Energia por cobranças abusivas e indevidas na taxação de energia solar. A portaria foi assinada na quinta-feira (08) e publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Piauí.
Segundo o Procon, a empresa foi alvo de reclamações de consumidores sobre cobranças indevidas, desde o início deste ano, tanto em unidades produtoras como nas beneficiárias.
Consta na portaria que a concessionária não prestou esclarecimentos plausíveis com relação ao cálculo dos valores incluídos nas faturas de consumo. A Equatorial Piauí apenas informou pontualmente sobre o memorial de cálculo GD-I, GD-II e GD-III, a fundamentação legal para a cobrança, a justificativa de cobrança e a quantidade de consumidores, atualmente registrados.
Com essa prática, o Ministério Público do Estado destacou que a Equatorial Piauí pode estar violando as determinações do Código de Defesa do Consumidor.
Diante da suposta irregularidade, o Procon determinou que a Equatorial Piauí, no prazo de 15 dias úteis, apresente de forma pormenorizada o memorial de cálculo detalhado utilizado pela concessionária, destacando a base usada para o cálculo dos impostos incidentes sobre a energia compensada por geração distribuída; indique quais leis, resoluções, convênio ou decreto está sendo utilizado como fundamento para a incidência desses impostos uma vez que as isenções previstas em lei são claras e específicas; forneça as justificativas para a cobrança de forma discrepante entre as unidades categorizadas como tipos de projetos: GD I, GD II e GD III; e informe o quantitativo de consumidores GD I, GDII e GD III no processo de cobrança de impostos.
Ainda segundo o órgão ministerial, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será oficiada para emissão de parecer técnico-jurídico sobre a regularidade da cobrança de ICSM sobre a TUSD aos consumidores no Estado do Piauí.
Também deve ser oficiada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/PI) para consulta tributária formal e emissão de parecer oficial sobre a referida prática.
Outro lado
Ao Viagora, a Equatorial Piauí afirmou que está cumprindo as regras do setor elétrico brasileiro e a legislação tributária, além de informar que os valores cobrados são integralmente repassados ao Ente Tributante. Confira abaixo a nota de esclarecimento na íntegra:
A Equatorial Piauí informa que, como concessionária de distribuição de energia elétrica, cumpre as regras do setor elétrico brasileiro e a legislação tributária federal, estadual e municipal, rigorosamente.
Cabe esclarecer ainda que as distribuidoras de energia são agentes arrecadadoras dos tritutos. Assim, os valores cobrados nas contas de energia elétrica, a título de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, são integralmente repassados ao Ente Tributante, nos termos das normas do Governo do Estado.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí
Juiz suspende eleição da Federação de Futebol do Piauí
De acordo com a decisão, a eleição aconteceria nesta quarta-feira (15), mas por violar o Estatuto da Federação foi imediatamente suspensa.Piauí se destaca com maior percentual de notas altas na redação do Enem 2024
O secretário de Educação, Washington Bandeira, atribuiu o desempenho ao trabalho desenvolvido nas escolas.Mais de 500 escolas públicas do Piauí receberão novo mobiliário em 2025
De acordo com o Governo do Estado, serão investidos R$ 50 milhões para melhorar a infraestrutura das escolas estaduais até o ano de 2026.Defensoria Pública de Picos promove campanha de arrecadação para vítimas de enchentes
Doação de roupas, alimentos e itens de higiene também podem ser entregues em Teresina, no edifício-sede da Defensoria, das 8h às 14h.Bairros da zona Sudeste de Teresina ficarão sem água nesta sexta-feira
Conforme a Águas de Teresina, o interrompimento será devido a uma manutenção nos sistemas de energia.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir