Projeto emite carteiras de identidade para detentos do presídio de Altos
Em 2024, o Projeto Registrar já levou a emissão da carteira nacional de identidade para 279 internos nas unidades prisionais do Piauí.
A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, promoveu mais uma edição do Projeto Registrar, que oferece a emissão da carteira de identidade para internos do sistema prisional do Piauí. Nesta quarta-feira (18), 20 detentos da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes Assis, em Altos, tiveram seus documentos emitidos. Na semana anterior, 24 internos da Cadeia Pública Antônio José de Sousa Filho, também em Altos, receberam o mesmo benefício.
Criado em 2015, o Projeto Registrar tem como objetivo principal garantir que os internos possam exercer seus direitos fundamentais por meio da regularização de seus documentos pessoais. A assistente social da Cadeia Pública de Altos, Nívia Frasão, explicou que o acolhimento social dos detentos na chegada às unidades prisionais já inclui a identificação de quais documentos precisam ser atualizados ou emitidos.

“Esse projeto permite que os internos e seus familiares tenham acesso a direitos, como visitação, atendimento de saúde e participação em programas de educação e trabalho”, ressaltou Nívia.
A gerente da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes Assis, Rebeca Filha, destacou a importância da parceria entre a Sejus e a Secretaria de Segurança Pública. “É uma preocupação constante da gerência garantir que os custodiados tenham acesso a serviços essenciais, como a emissão de documentos, o que reforça a cidadania dos internos”, afirmou Rebeca.
De acordo com o Governo de Estado, somente em 2024, o Projeto Registrar já emitiu 279 carteiras de identidade para internos em diversas unidades prisionais do estado.
Governo do Piauí
Instituto de Identificação Félix Pacheco
-
Prefeitura de Esperantina divulga lista de aprovados do Auxílio Universitário 2025
O programa tem como objetivo apoiar jovens esperantinenses que cursam o ensino superior em outras cidades, garantindo um suporte para os custos com transporte e manutenção dos estudos. -
Emissão da Nova Identidade no Espaço Cidadania do Teresina Shopping vai até às 22h
A partir desta quinta-feira (13), a unidade passará a atender até as 22h, garantindo mais comodidade para a população que busca os serviços do Instituto de Identificação. -
Tiago Vasconcelos será empossado na Assembleia Legislativa do Piauí nesta quinta
O parlamentar assumirá a vaga deixada pela deputado estadual Simone Pereira (MDB), que será a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol). -
Promotor e delegado de Simplício Mendes se reúnem para definir metas de segurança
Segundo o Ministério Público, um dos principais temas discutidos foi a aplicação da Lei Maria da Penha, com ênfase na nova medida protetiva de auxílio-aluguel. -
Silvio Mendes anuncia reajuste salarial de 6,5% para professores municipais
De acordo com a prefeitura, o reajuste linear será destinado para professores da ativa, pedagogos e aposentados, além disso, é retroativo ao dia 02 de janeiro.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir