Viagora

TJ-PI inaugura 18ª unidade do Programa Justo Acesso em Arraial

O Programa Justo Acesso é uma iniciativa do TJ-PI voltada para a democratização do acesso à justiça no estado, com foco em promover a inclusão e a cidadania.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) inaugurou, nessa quinta-feira (26), a 18ª unidade do Programa Justo Acesso na cidade de Arraial, em cerimônia que contou com a presença de autoridades do judiciário e representantes locais. A iniciativa busca descentralizar os serviços da justiça e aproximá-los das comunidades, oferecendo suporte jurídico de qualidade em regiões com menor acesso a esses serviços.

Com a nova unidade, o programa passa a estar presente também nos municípios de Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras, Várzea Grande, Alto Longá, Paes Landim, Aroazes, Monte Alegre, Ipiranga do Piauí, Conceição do Canindé, Angical, Marcolândia, Beneditinos e Bertolínia, consolidando uma ampla rede de atendimento em todo o estado.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, destacou que o Justo Acesso foi criado com o objetivo de levar a justiça para mais perto dos cidadãos. “No começo parecia um sonho distante, mas que agora estamos realizando. Estou muito feliz com este feito que estamos conseguindo com humildade. Creio que o mais importante foi entender que só não faríamos este programa. Assim, somos gratos a todos os parceiros que estão conosco nesta jornada tão importante para o povo do Piauí”, declarou o desembargador.

Foto: Reprodução/ TJ-PITJ-PI instala 18ª unidade do Justo Acesso em Arraial
TJ-PI instala 18ª unidade do Justo Acesso em Arraial

O presidente do TJ-PI também relembrou as conquistas de sua gestão, que incluem a inauguração de estruturas físicas como as Centrais de Inquéritos de Picos, Parnaíba e Teresina, a nova sede da Escola Judiciária, a nova sede da Corregedoria, e os fóruns de Jaicós e Simões.

O desembargador anunciou ainda que até o final de sua gestão, o tribunal pretende inaugurar outras 15 unidades físicas, contemplando cidades como Francisco Santos, Curimatá, Cristalândia e Antônio Almeida.

A continuidade do Programa Justo Acesso foi assegurada pelo presidente eleito do TJ-PI para o biênio 2025-2026, desembargador Aderson Nogueira. Ele ressaltou os resultados já alcançados, que incluem mais de 159 mil atendimentos desde a implementação da iniciativa. “São atos judiciais que efetivam a justiça moderna para o povo, justiça presente com seus servidores. É o estado próximo de sua população. Parabéns ao desembargador Hilo e à equipe pelo trabalho ombreado com diversas instituições para fazer acontecer”, afirmou Nogueira.

O secretário municipal de governo de Arraial, Balduino Madeiro, que representou o prefeito Aldemes Barroso na cerimônia, enalteceu a importância do programa para o município e destacou que o Justo Acesso representa a volta da justiça para a cidade. “Este modelo implantado vai trazer a justiça para perto das pessoas, da nossa gente. Em nome do prefeito Aldemes, agradecemos ao judiciário e seus parceiros pelo retorno destes serviços públicos ao nosso município”, declarou o secretário.

Durante o evento, o magistrado Antônio Soares também fez questão de comentar a importância das iniciativas que têm sido implementadas pelo TJ-PI. “Anos atrás, o judiciário pode ter fechado uma porta, com as agregações, mas hoje, abriu um portão. Antes só havia aqui os serviços da justiça estadual, agora todos os ramos da justiça estão aqui. Vários serviços à disposição da população”, comentou o juiz, reconhecendo o impacto positivo das novas estruturas.

Facebook
Veja também