Mais de 120 mil estudantes piauienses farão Enem neste domingo
Com apoio da Seduc, alunos da rede estadual demonstram confiança e foco para o primeiro dia de provas, que abrange Redação, Linguagens e Ciências Humanas
O Piauí vive um clima de expectativa e confiança para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (9 de novembro). Ao todo, 120.040 estudantes piauienses estão inscritos, parte dos 4,81 milhões de participantes em todo o Brasil. Da rede estadual, 32 mil concluintes do Ensino Médio chegam à reta final de preparação com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que ao longo do ano promoveu ações de incentivo, revisões e suporte pedagógico.
De acordo om o governo, as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas marcam o início do exame. O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça as orientações básicas aos candidatos. “chegar com antecedência, levar documento com foto, caneta preta de corpo transparente e apostar em um lanche leve com água em embalagem transparente”, destacou. A Seduc também organizará pontos de acolhimento nos locais de aplicação, oferecendo água, chocolate e canetas para os estudantes, além de garantir transporte gratuito para mais de 23 mil alunos por meio do Passe-Livre Enem, sendo 5 mil em Teresina e 18 mil no interior.

Segundo o governo, nas escolas, o sentimento é de otimismo. No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique, em Teresina, a estudante Ísis Maria Alencar, de 17 anos, afirma que o preparo durante o ano foi decisivo. “Os professores nos incentivaram, nos prepararam e transmitiram confiança. Tivemos uma preparação completa para o Enem”, disse a jovem, que sonha em cursar Direito. Já Pablo Augusto Holanda, também de 17 anos, pretende seguir carreira em Engenharia Elétrica e destaca o papel da rotina intensa de estudos. “Minha preparação foi essencial. Tivemos aulas de redação todas as quartas e laboratórios aos sábados”, contou.
Conforme o governo, ao longo do ano, a Seduc-PI intensificou a preparação dos estudantes com 137 revisões presenciais, sendo 59 em Teresina e 78 no interior, totalizando mais de 21 mil quilômetros percorridos pelas equipes pedagógicas. O Laboratório de Redação acompanhou mais de mil alunos, e o Canal Educação ultrapassou 93 mil acessos. A tecnologia também foi aliada na preparação, com mais de 81 mil redações corrigidas por inteligência artificial, auxiliando os estudantes a aprimorar seus textos e estratégias argumentativas.
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com portões abertos às 12h e fechamento às 13h. No primeiro domingo, as provas serão de Redação, Linguagens e Ciências Humanas; no segundo, de Matemática e Ciências da Natureza.
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos CocaisAcidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital.TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17)Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população localAcidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir