Ministério Público discute em audiência gestão de Recursos Hídricos do Piauí
O debate reuniu órgãos ambientais, sociedade civil e destacou ações integradas para garantir água de qualidade e preservação ambiental
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participou, nessa sexta-feira (12), de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para discutir as políticas estaduais de diagnóstico, controle, monitoramento e fiscalização dos recursos hídricos.
O MPPI foi representado pela 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, sob titularidade da promotora de Justiça Carmelina Moura, com auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI).
De acordo com o órgão ministerial, a audiência foi proposta pelo deputado estadual Marcus Vinícius Kalume e reuniu representantes de diversos órgãos ambientais, de segurança e da sociedade civil incluindo IBAMA, SEMARH, ANA, Defesa Civil Delegacia Ambiental, CREA-Pi e a UESPI.

Conforme o MPPI, durante o debate, a promotora Carmelina Moura destacou a importância do monitoramento qualitativo e quantitativo das águas, além do fortalecimento dos mecanismos de controle das outorgas de uso dos recursos hídricos. Ela também ressaltou a criação do Fórum Estadual de Combate ao Mau Uso de Agrotóxicos, iniciativa do Caoma/MPPI, e os avanços do Ministério Público na área ambiental, enfatizando a necessidade de atuação integrada e contínua entre os órgãos públicos e a sociedade.
“O Ministério Público vem promovendo ações para garantir água potável à população em diversos municípios, bem como medidas para evitar a contaminação de rios e nascentes, bem como ações efetivas de encerramento de lixões, contribuindo para o equilíbrio ambiental e para a sadia qualidade de vida”, ressaltou a promotora.
Segundo o deputado Marcus Vinícius Kalume, a audiência pública é um espaço fundamental para ouvir a sociedade e suas demandas, além de fortalecer ações coordenadas entre os órgãos responsáveis pela proteção dos recursos hídricos.
Durante o encontro, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentou o Relatório de Gestão 2025, que traz um diagnóstico da situação hídrica do estado, aponta a necessidade de regulação e monitoramento da qualidade da água, aborda a relevância dos Comitês de Bacias e destaca a segurança de barragens.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Defesa Civil
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos CocaisAcidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital.TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17)Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população localAcidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir