Rafael Fonteles entrega presidência do Consórcio Nordeste para governador de Alagoas
Durante o encontro, o governador lembrou da parceria com empresas de tecnologia global.
Nessa segunda-feira (1º), o Consórcio Nordeste finalizou a última Assembleia Geral de 2025, em Teresina, com uma análise das principais ações da gestão do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e a escolas do novo presidente da entidade para 2026, o governador de Alagoas, Paulo Dantas.
Rafael destacou que o financiamento industrial por meio da Chamada Nordeste foi a iniciativa mais marcante do encontro. A chamada de crédito exclusiva para o Nordeste alcançou R$ 128 bilhões em projetos apresentados e R$ 113 bilhões validados, em diversas áreas, como: bioeconomia, energias renováveis, data centers, descarbonização e indústria automotiva.

Durante o encontro, o governador lembrou da parceria com empresas de tecnologia global, voltada à transferência de conhecimento para universidades e centro de pesquisa, além da participação ativa do Consórcio na COP30.
Conforme o Governo do Estado, a Assembleia também contou com a assinatura de acordos com o Instituto Ethos, a NordGas e a DataPrev, incluindo a criação do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), que integrará universidades e fundações de apoio à pesquisa.
Paulo Dantas, novo presidente, agradeceu a confiança dos governadores e afirmou que dará continuidade às pautas da região. “Temos total compromisso com a continuidade de toda a pauta ligada aos projetos de desenvolvimento conduzidos anteriormente pelos governadores João Azevedo, Fátima Bezerra e governador Rafael”, disse.
UNINASSAU abre inscrições para cursos gratuitos de Inteligência Artificial em Teresina
Conforme a instituição, a edição deste ano oferece ainda, mil vagas para o curso on-line e ao vivo “A Saúde já entrou na era da IA”.Severo Eulálio prestigia XVI Festival Desportivo de Férias em Massapê do Piauí
O deputado informou que o evento é muito importante para o fortalecimento do esporte e para o desenvolvimento econômico do município.Secretaria capacita servidores para aprimorar atendimento nas UAPs de Teresina
Dentre os temas abordados na capacitação estiveram o trabalho em equipe, ética no serviço público, saúde mental e comportamento profissional.TCE-PI apresenta soluções de IA e lança portal de acesso unificado
Antonio Moreira Filho, diretor de sistema de dados, afirmou que a plataforma utiliza inteligência artificial para analisar grandes volumes de documentos e elaborar minutas de relatórios.Membro de facção criminosa é condenado a 16 anos de prisão em Pedro II
O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri, da 1ª Vara da Comarca de Pedro II, que acolheu a tese do Ministério Público do Piauí (MPPI).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir