Tribunal de Justiça e Corregedoria discutem secretaria regionalizada no Piauí
Segundo o TJPI, o projeto visa otimizar a gestão dos processos e serviços judiciais, a partir da organização de diferentes atividades judiciais em um único local, de acordo com a área geográfica.
Nessa sexta-feira (14), a Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) se reuniram para discutir propostas de regionalização das secretarias de todo o Estado.
Segundo o TJPI, o projeto visa otimizar a gestão dos processos e serviços judiciais, a partir da organização de diferentes atividades judiciais em um único local, de acordo com a área geográfica.

O desembargador Aderson Nogueira, presidente do TJPI, ressaltou que o projeto está de acordo com o foco principal do Tribunal, que é aprimorar a prestação de serviços jurisdicional. “O projeto Secretaria Regionalizada proporcionará uma maior proximidade com as comunidades, uma vez que viabilizará um atendimento mais eficiente e acessível aos cidadãos e cidadãs”, afirmou o presidente.
Conforme o tribunal, as secretarias regionalizadas correspondem à divisão territorial do serviço judiciário, ou seja, buscam descentralizar a gestão para melhor atender a diferentes regiões do Piauí. A regionalização permite que as atividades judiciais sejam organizadas de acordo com as áreas geográficas, facilitando o acesso à Justiça para populações que, de outra forma, poderiam ter dificuldades em acessar os serviços judiciais centrais.
De acordo com Rafael Dantas, secretário de Gestão Estratégica do TJPI, o projeto reduzirá a burocracia ao simplificar o fluxo de trabalho e aumentar a rapidez na tramitação de processos, otimizando a utilização dos recursos humanos e materiais e evitando desperdícios: “Tendo em vista que as secretarias de Teresina já são unificadas, este projeto é desenvolvido para as comarcas do interior. Planejamos iniciar este trabalho pelo Sul do estado e, em seguida, expandi-lo para as demais regiões. Esta reunião inicial formalizou o projeto e estabeleceu um cronograma para sua concretização”, pontuou.
TJPI
Corregedoria Geral da Justiça (CGJ)
Artesanato piauiense se destaca no Pactos pelo Piauí
A Feira de Artesanato acontece nesta terça (25) e quarta-feira (26) no Centro de Convenções de Teresina e reúne artesãos de diversas regiões.Semarh homenageia defensores da sustentabilidade com medalha do mérito
A cerimônia também marcou um momento de despedida para o atual secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, que deixará o cargo no final do mês.Piauí registra a primeira morte por dengue em 2025
De acordo com os dados do Painel Epidemiológico de Arboviroses, registrados até o dia 25 de março deste ano, o estado conta com 1.862 casos prováveis e mais de 8000 confirmados.Projeto Inclusão Itinerante vai percorrer 5 cidades do Piauí a partir desta quarta
O Projeto Inclusão Itinerante irá atender nos municípios de Inhuma, Ipiranga, Paes Landim, Simplício Mendes e Nazaré do Piaui.Rafael Fonteles envia à Alepi projeto de reajuste salarial para professores
O projeto de lei foi recebido pelos parlamentares na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nessa segunda-feira (24).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir