Relatório fiscal do último quadrimestre de 2024 é apresentado na Alepi
Conforme o levantamento, as receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024.
Na manhã desta segunda-feira (17), os secretários estaduais da Fazenda, Emílio Júnior, e do Planejamento, Washington Bonfim, estiveram na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apresentar o relatório fiscal do último quadrimestre de 2024.
Conforme o levantamento, as receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024. Enquanto as receitas de capital cresceram 9,6%, de 2,29 bilhões para 2,51 bilhões.

O orçamento do Piauí em 2024 foi de 20,9 bilhões, 43% foi utilizado para custeio com pessoal e encargos sociais, outros 15% foram para investimentos, 4% para amortização da dívida e 4% com juros e encargos da dívida; 31% foi destinado a outras despesas correntes.
Em relação à transparência do Sistema Único de Saúde (SUS) referente à União, houve um aumento de 63,5%, saindo de 486,9 milhões para 786,3 milhões.
O secretário Emílio Júnior também falou sobre a dívida pública e a necessidade de reduzir os gastos. “Existem dois itens que são sacrificados, a parte do custeio da máquina. A gente já tomou algumas medidas de reduções, já saíram algumas resoluções da Comissão de Gestão Financeira, fazendo com que haja uma pressão para diminuição de algumas despesas, além disso, novas despesas já estão suspensas”, afirmou.

O Washington Bonfim destacou a importância das operações de crédito para minimizar os impactos financeiros. “Aprovamos a reestruturação da dívida com o Banco Mundial e com o Banco Interamericano. A dívida passaria para 20 anos em um banco e 30 anos em outro. A gente só conseguiu melhorar as estradas nesses últimos dois anos em função das operações de crédito. Se melhora infraestrutura, melhora a condição dos empresários e, assim, melhora a arrecadação do Estado”, garantiu.
De acordo com o presidente da Comissão de Finanças, Franzé Silva (PT), o Piauí seguirá em busca de renegociação da dívida pública. “Nós iremos apresentar uma necessidade de que o governador possa se manifestar para toda a Assembleia para tranquilizar a população e os investidores de que o Piauí vai em busca dessa renegociação para ter tranquilidade no cenário econômico piauiense”, explicou.
Confira o relatório financeiro clicando aqui.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Governo do Piauí
Washington Bonfim
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade.Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí.Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas.Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir