Mulheres são maioria na emissão de nova carteira de identidade no Piauí
Até fevereiro deste ano, mais de 519 mil documentos foram emitidos para mulheres, representando 51,67% do total.
No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, destacou a importância da documentação civil como ferramenta de autonomia e cidadania.
Segundo o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, até fevereiro deste ano, 519.848 carteiras de identidade foram emitidas para mulheres no estado, representando 51,67% do total de emissões. A maioria das beneficiárias tem entre 18 e 40 anos, sendo economicamente ativas ou chefes de família.
Conforme a SSP-PI, para atender mulheres em situação de vulnerabilidade, a equipe mantém uma unidade especializada na Casa da Mulher Brasileira, localizada na zona Norte de Teresina, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Entre os casos atendidos pelo Instituto, está o de Leonília Pereira, de 84 anos, moradora do povoado Chapadinha Sul, que precisou atualizar sua identidade para recuperar benefícios sociais suspensos. "Fiz minha primeira identidade depois de casada, já com mais de 20 anos. Naquele tempo, as coisas eram mais difíceis. Agora, precisei atualizar meu documento para desbloquear minha aposentadoria", relatou.

O acesso à documentação civil tem sido fundamental para garantir direitos e benefícios sociais às mulheres piauienses. A SSP-PI reforça que a Carteira de Identidade é um instrumento de autonomia e participação social, permitindo que mais mulheres tenham acesso a serviços essenciais e oportunidades.
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Instituto de Identificação Félix Pacheco
Casa da Mulher Brasileira
Carteira de Identidade
-
Mais de 87% da população quilombola do Piauí reside em áreas rurais, diz IBGE
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%. -
Maio Amarelo: Piauí registra uma média de quatro acidentes de trânsito por dia
As interrupções no fornecimento somam mais de 500 casos em quatro meses e colocam em risco a segurança da população -
HUT moderniza iluminação externa com instalação de lâmpadas de LED
A substituição realizada pela ETURB melhora segurança e gera economia de energia no Hospital -
Motoristas e cobradores de ônibus deflagram greve nesta segunda em Teresina
A categoria reivindica reajuste salarial, além de melhorias no ticket-alimentação e auxílio-saúde. -
Ouvidoria-Geral do Piauí tem destaque nacional pela agilidade
De acordo com os dados divulgados, o tempo de resposta é de 5,93 dias, OGE-PI supera médias das esferas federal, estadual e municipal no 1º trimestre de 2025
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir