Piauí tem 32 empregadores na “Lista Suja” do trabalho escravo, aponta MTE
Ao todo, 295 trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão em 27 municípios do estado.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou a nova atualização da “Lista Suja” do trabalho escravo e o Piauí aparece com 32 registros. Desses, cinco foram incluídos nesta última edição. Ao todo, 295 trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão em 27 municípios do estado, atuando, principalmente, em pedreiras, carnaubais, fazendas e também em atividade doméstica.
De acordo com a norma que regula a lista, o nome do empregador permanece no cadastro por dois anos após a conclusão do processo administrativo. Entre os registros do Piauí, 15 foram incluídos em 2023 e outros 12 em 2024. A lista é publicada duas vezes ao ano e, atualmente, reúne 745 nomes em todo o país.
Para o procurador do Trabalho Edno Moura, que coordena a área de combate ao trabalho escravo no MPT-PI, a divulgação do cadastro é um instrumento fundamental de combate à violação de direitos.
“Ainda há aqueles que insistem em reduzir trabalhadores a condições de escravos e eles devem ser punidos porque isso é crime. É uma grave violação de direitos e o Ministério Público do Trabalho está atuando, juntamente com outros órgãos, para coibir e punir essa prática”, afirmou. Ele também destacou a redução do número de trabalhadores resgatados: de 180 em 2022 para apenas 14 em 2024.

De acordo com o MTE, a inclusão na “Lista Suja” só ocorre após um processo administrativo, com direito à ampla defesa. Durante as fiscalizações, os auditores lavram autos de infração para cada irregularidade encontrada, e apenas após decisão final sem possibilidade de recurso é que o nome do empregador é adicionado ao cadastro oficial.
Os trabalhadores estavam atuando nos seguintes municípios: Flores, Canto do Buriti, Jerumenha, Castelo do Piauí, Elizeu Martins, Batalha, São João da Serra, Uruçuí, Isaías Coelho, Monte Alegre do Piauí, Campo Maior, Altos, Currais, Regeneração, Amarante, Gilbués, Teresina, Buriti dos Lopes, Boa Hora, Piripiri, Amarante, Piracuruca, Monsenhor Gil, Rio Grande do Piauí, Palmeira, Cajueiro da Praia e Itainópolis.
Ministério do Trabalho e Emprego
Ministério Público do Trabalho
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade.Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí.Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas.Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir