Aberta consulta para elaboração de plano de combate à violência contra PcD no Piauí
A iniciativa visa mapear situações de violência e orientar políticas públicas inclusivas no Piauí
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) lançaram, nesta quarta-feira (25), uma consulta pública para a construção do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Pessoas com Deficiência. A ação faz parte do programa Protege PcD e tem como objetivo ouvir esse público, identificar os tipos de violência que enfrentam e planejar ações de combate e prevenção em todo o estado.
De acordo com a SSP, o formulário, que pode ser preenchido de forma anônima, estará disponível até o dia 25 de agosto no site da SSP (www.ssp.pi.gov.br/consultapublicapcd). As informações coletadas servirão como base para a criação de políticas públicas mais inclusivas e efetivas, visando a promoção dos direitos, da segurança e da dignidade das pessoas com deficiência.
Brenda Carvalho, diretora de Defesa Social da SSP, destaca que o plano será fundamental para proteger e garantir direitos. “Esse plano tem como objetivo a promoção, a proteção e a garantia dos direitos da população com deficiência. Além disso, ele vai orientar políticas públicas mais inclusivas e eficazes na prevenção e combate à violência contra esse grupo”, afirma.
Conforme a SSP, entre as medidas previstas estão a criação de protocolos específicos de atendimento, ações de conscientização, formação de agentes de segurança em temas como acessibilidade e atendimento adequado às pessoas com deficiência, além de fortalecer os canais de denúncia.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, reforça que essa construção conjunta é um marco para a defesa dos direitos desse público no Piauí. “Entre as ações previstas estão campanhas educativas, protocolos de atendimento e capacitação de profissionais da segurança pública para atuarem com mais preparo e sensibilidade no atendimento a pessoas com deficiência”, pontuou.
Segundo a SSP, o Protege PcD é uma iniciativa que tem como foco a proteção e inclusão das pessoas com deficiência. Entre suas ações estão a capacitação de agentes de segurança em Libras, oficinas sobre abordagem a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promoção da cultura acessível e, agora, a formulação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Pessoas com Deficiência.
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid)
-
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos Cocais -
Acidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital. -
TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17) -
Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população local -
Acidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir