UFPI anuncia cursos de Psicologia e Inteligência Artificial em Teresina e Medicina em Floriano
Esta alteração representa, para a reitora, um avanço estratégico para a Universidade, para o Piauí e para o país.
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a Universidade Federal do Piauí (UFPI) de ofertar o curso de Psicologia, no Centro de Ciências da Educação (CCE); além da implantação dos cursos de graduação em Inteligência Artificial, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), e em Medicina, no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano.
De acordo com a instituição, serão ofertadas 182 vagas por ano. Em Teresina, serão oferecidas 40 e 36 vagas, respectivamente, em Psicologia e Inteligência Artificial, no Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP). Em Floriano, no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), será implantado o curso de Medicina com 30 vagas anuais.

A novidade foi anunciada no inicio deste mês pela reitora Nadir Nogueira, nas redes sociais da UFPI. Esta alteração representa, para a gestora, um avanço estratégico para a Universidade, para o Piauí e para o país.
“Esses cursos ampliam as oportunidades para que nossos jovens participem de processos formativos em áreas fundamentais como Inteligência Artificial, Psicologia e Medicina, atendendo também a uma demanda histórica da região de Floriano”, destacou Nadir Nogueira. “São cursos que ampliam não apenas a capacidade de atendimento à população jovem, mas também contribuem para o desenvolvimento do Estado, fortalecendo a cadeia do sistema de saúde, como no caso da Medicina e da Psicologia. Iniciamos o ano celebrando essa grande conquista”, completou.
Já a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro, que estava ao lado da reitora no momento do anuncio, afirmou que os cursos serão ofertados para o segundo semestre de 2026. Ela acrescenta que o processo seletivo ainda será definido.
“A Inteligência Artificial já transforma a forma como produzimos, cuidamos da saúde, educamos e inovamos. Ao criar esse curso, a UFPI reafirma seu compromisso histórico com o conhecimento de ponta, formando profissionais qualificados, éticos e comprometidos com a transformação social e com os desafios reais do nosso estado e do país”, frisou o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Carlos Humberto Soares Júnior.
Ministério da Educação - MEC
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos CocaisAcidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital.TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17)Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população localAcidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir