Severo Eulálio diz que calendário eleitoral não deve interferir no funcionamento do Legislativo
O presidente da Casa destaca uso de sessões híbridas, enquanto parlamentares reforçam compromisso com a produção legislativa
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta segunda-feira (2), a abertura da última sessão legislativa da atual legislatura. Em um ano marcado pela proximidade das eleições para escolha dos próximos parlamentares estaduais, o presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), afirmou que o calendário eleitoral não deve interferir no funcionamento do Legislativo e reforçou o compromisso da Alepi com a população piauiense.
De acordo com a Alepi, durante a solenidade, o parlamentar lembrou que a Casa dispõe do mecanismo de sessões à distância, que permite a realização de encontros híbridos às segundas e quintas-feiras. A ferramenta, segundo ele, garante a participação dos deputados mesmo quando estiverem fora da capital, assegurando a continuidade das votações e dos debates em plenário.
Segundo a Alepi, o tema também foi abordado pelo deputado Gustavo Neiva (PP), que demonstrou expectativas positivas para 2026 e ressaltou a importância das sessões híbridas para evitar prejuízos aos trabalhos legislativos. No entanto, destacou que a utilização da ferramenta ainda depende de deliberação da Mesa Diretora.
“No que pese estarmos em ano eleitoral, que de certa forma pode dificultar os trabalhos, temos uma ferramenta importante, que é a sessão virtual, e o presidente, junto à Mesa Diretora, terá que deliberar sobre a sua utilização, até para que os trabalhos do Plenário não fiquem prejudicados”, afirmou.
Neiva também enfatizou a relevância das comissões temáticas no andamento das atividades da Alepi. Segundo o parlamentar, é nesses espaços que ocorre a análise inicial da legalidade dos projetos. “Gosto de participar das atividades da Casa, das Comissões Técnicas, onde se discute inicialmente a legalidade dos projetos, então esperamos esse ano também dar nossa contribuição”, completou.
Conforme a Alepi, o líder do Governo, deputado Dr. Vinícius (PT), destacou a possibilidade de conciliar o período eleitoral com a rotina legislativa e ressaltou o alinhamento com o Executivo estadual para agilizar a sanção dos projetos aprovados. De acordo com ele, matérias do Governo foram votadas com rapidez em 2025, o que permitirá ajustes pontuais ao longo do ano.
“O ano de 2025 terá muita entrega, mais tempo para os parlamentares apresentarem seus projetos e, naquilo que for necessário do líder do Governo tratar com o Executivo para celeridade de sanção das leis, iremos ajudar os deputados a aprovar com celeridade”, concluiu.
-
Acidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital. -
TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17) -
Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população local -
Acidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17). -
Colônia de Férias do SCFV promove manhã de diversão para crianças cadastradas
O momento reforçou o compromisso da gestão municipal com a promoção de ações voltadas ao bem-estar das crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais do município
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir