Semarh intensifica fiscalizações e combate a crimes ambientais no Sul do Piauí
As operações realizadas em cinco municípios resultaram em apreensões, multas e prisão por porte ilegal de arma de fogo
Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou uma série de fiscalizações no extremo Sul do Piauí com o objetivo de combater crimes ambientais e reforçar ações de educação ambiental na região.
De acordo com a Semarh, as operações ocorreram nos municípios de Bom Jesus, Cristino Castro, Redenção do Gurguéia, Morro Cabeça no Tempo e Curimatá, com foco na prevenção de queimadas, combate à caça ilegal e fiscalização da pesca predatória.
Durante as ações, as equipes intensificaram orientações sobre o uso irregular do fogo, principalmente devido ao aumento das temperaturas e ao risco de incêndios florestais nesta época do ano. Além do caráter educativo, as fiscalizações também resultaram em apreensões, autuações e conduções à delegacia.
Conforme o governo, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no município de Morro Cabeça no Tempo. Já na zona rural de Redenção do Gurguéia, os fiscais localizaram diversas armadilhas utilizadas para capturar animais silvestres, como tatu, veado e caititu. Durante a operação, também foi apreendida uma carabina de pressão de alta precisão usada para abater aves de grande porte.
Um incêndio florestal também chamou atenção das equipes em uma área rural de Redenção do Gurguéia, visível da BR-135. A secretaria constatou que cerca de 230 hectares de vegetação nativa foram atingidos pelo fogo.
As ações também alcançaram o Rio Gurguéia, onde a fiscalização encontrou práticas irregulares de pesca. Aproximadamente 20 barramentos haviam sido construídos no curso do rio e, em dez deles, foram instaladas redes de pesca ilegais que bloqueavam quase toda a largura da água.
Três pescadores foram autuados e as multas aplicadas somaram R$ 15 mil. Ao todo, cerca de 900 metros de redes foram apreendidos e destruídos pelas equipes.
Segundo o gerente de fiscalização da Semarh, Renato Nogueira, as operações possuem caráter preventivo, mas que a secretaria também atua de forma rigorosa diante de crimes ambientais.
“Essas ações possuem caráter preventivo e educativo, mas quando encontramos ilícitos ambientais, adotamos todas as providências necessárias para garantir o cumprimento da legislação e a preservação dos recursos naturais”, afirmou o gestor.
O gerente também conta que as fiscalizações continuarão sendo realizadas ao longo de todo o ano, incluindo ações de combate ao desmatamento, queimadas, mineração ilegal e apuração de denúncias ambientais em diferentes regiões do Piauí.
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos Cocais -
Acidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital. -
TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17) -
Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população local -
Acidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir