Presidente da Jucepi é eleita para comandar Federação Nacional das Juntas Comerciais
Alzenir Porto voltará a presidir a Fenaju no biênio e terá a missão de fortalecer a modernização do registro empresarial e a integração entre os estados brasileiros.
O Piauí conquistou mais uma posição de destaque no cenário nacional do registro empresarial. A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, foi eleita por unanimidade para presidir a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) durante o biênio 2026-2027. A escolha ocorreu nesta segunda-feira (1º), durante Assembleia Geral Ordinária realizada de forma virtual, com a participação de representantes das 26 unidades federativas e do Distrito Federal.
De acordo com o governo, a Fenaju é a entidade responsável por promover a integração entre as Juntas Comerciais do país, atuando junto aos governos estaduais e federal na formulação de ações voltadas à modernização do registro mercantil, simplificação de processos e fortalecimento do ambiente de negócios brasileiro.
A nova diretoria da entidade será liderada por Alzenir Porto e contará com Euclides Barbo Siqueira na vice-presidência e Nayara Brito na Secretaria-Geral. Também integram a composição Gregória Benário, na Diretoria Administrativa e Financeira, e Alexandre Pereira Velloso, na Diretoria Institucional. As vice-presidências regionais serão ocupadas por representantes das cinco regiões do país.
Conforme o governo, o novo mandato marca o retorno de Alzenir Porto ao comando da Federação, cargo que ela já exerceu entre 2021 e 2023. Durante sua primeira gestão, a entidade avançou em pautas ligadas à transformação digital dos serviços, integração dos estados e fortalecimento do sistema nacional de registro empresarial.
A eleição unânime reflete o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela gestora à frente da Jucepi, que tem se destacado nacionalmente por iniciativas voltadas à desburocratização, digitalização dos serviços e melhoria do atendimento aos empreendedores.
“Recebo essa missão com muita honra. Estar à frente da Federação Nacional das Juntas Comerciais representa não apenas um reconhecimento à nossa trajetória no Piauí, mas também a oportunidade de contribuir diretamente com o fortalecimento do ambiente de negócios em todo o Brasil. Já estive à frente da presidência da Fenaju anteriormente e retornar a esse cargo representa a continuidade de uma trajetória construída com dedicação ao sistema de registro mercantil”, destacou Alzenir Porto.
Com essa liderança, Alzenir entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a presidir a autarquia em mais de 130 anos de existência. Sua gestão foi marcada pela implantação de serviços digitais, abertura de empresas totalmente online, automação de registros e criação de uma plataforma integrada de atendimento.
Segundo o governo, Alzenir Porto assume o desafio de dar continuidade às ações de modernização do registro empresarial brasileiro, ampliar a cooperação entre os estados e contribuir para a construção de um ambiente de negócios mais eficiente, integrado e favorável ao desenvolvimento econômico do país.
Governo do Piauí
Junta Comercial do Estado do Piauí - Jucepi
-
Motociclista fica ferido após atropelar animal na BR-343 em Teresina
O acidente aconteceu por volta das 19:40 desse sábado (18), no km 328 da rodovia. -
Joel Rodrigues recebe adesão do presidente do PT de Isaías Coelho
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Joel agradece o apoio de James, que disse que, nesta campanha, diferente de outras, não votará no pré-candidato a governador de seu partido. -
UNINASSAU abre inscrições para cursos gratuitos de Inteligência Artificial em Teresina
Conforme a instituição, a edição deste ano oferece ainda, mil vagas para o curso on-line e ao vivo “A Saúde já entrou na era da IA”. -
Severo Eulálio prestigia XVI Festival Desportivo de Férias em Massapê do Piauí
O deputado informou que o evento é muito importante para o fortalecimento do esporte e para o desenvolvimento econômico do município. -
Secretaria capacita servidores para aprimorar atendimento nas UAPs de Teresina
Dentre os temas abordados na capacitação estiveram o trabalho em equipe, ética no serviço público, saúde mental e comportamento profissional.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir