Viagora

Novo comandante assume 3° BEC de Picos

A solenidade foi presidida pelo comandante do 1° Grupamento de Engenharia, general-de-brigada Daniel de Almeida Dantas.

Desde 1970 a cada dois anos o 3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3° BEC) renova o comandante em uma tradicional solenidade militar. E ontem, quinta-feira, 09, esse evento se repetiu com a transferência do comando do coronel Ivan Carlos para o tenente-coronel Emerson Bezerra de Lima. A solenidade foi presidida pelo comandante do 1° Grupamento de Engenharia, general-de-brigada Daniel de Almeida Dantas e, como sempre, contou com a participação de muitos convidados.

Após a execução do hino nacional brasileiro entoado por todos os militares o coronel Ivan Carlos fez o seu discurso de despedida, agradecendo a todas as pessoas que colaboraram para o seu comando. O coronel, por algumas vezes, foi tomado pela emoção ao recordar a morte do seu pai, Ivan Soares, ocorrida em junho de 2013, a quem ele definiu como um apoio.

O coronel Ivan também citou os momentos de dificuldade a frente do batalhão, como as vezes que teve de se deslocar ao Ministério Público Federal para tratar de denúncias, às quais ele definiu como “infundadas”, e o saneamento financeiro do batalhão. Ao deixar Picos o coronel passará um ano em um curso de Política e Estratégica na Escola Superior de Guerra (ESG) no Rio de Janeiro. De lá poderá ser deslocado para um cargo no estado-maior do Exército brasileiro.

O general Dantas também discursou fazendo referência elogiosa ao trabalho do coronel Ivan, como a conclusão da duplicação da BR – 101 em Pernambuco.

O currículo do tenente-coronel Emerson foi lido, com ênfase para as missões internacionais das já participou, na Nicarágua e no Haiti. Após formado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende – RJ, ele iniciou a sua vida militar no 3° BEC de Picos, para onde volta, desta vez para comandar. Por ser casado com uma picoense o coronel disse que sempre vem a Picos, mas se declara feliz ao ver o nível de urbanização e crescimento da cidade nos últimos 20 anos.

O novo comandante dará sequência a participação do 3° BEC nas obras de transposição de parte das águas do rio São Francisco.
Facebook
Veja também