Viagora

Ataque a tiros deixa 22 mortos e dezenas de feridos nos EUA

O ataque em massa aconteceu nessa quarta-feira (25), em dois estabelecimentos locais, e deixou dezenas de feridos; o atirador continua foragido

Na noite dessa quarta-feira (25), um homem, identificado como Robert Card, de 40 anos, alvejou diversas pessoas na cidade de Lewiston, estado do Maine, nos Estados Unidos. De acordo com informações da rede de TV NBC, o ataque a tiros culminou na morte de pelo menos 22 pessoas e deixou cerca de 60 feridos, entretanto, as autoridades ainda não divulgaram o balanço oficial.

Segundo o Centro de Informação e Análise do Maine (Maine Information and Analysis Center – MIAC), o crime aconteceu em dois estabelecimentos da cidade, sendo um bar e um centro de recreação, que ficam a cerca de 6,5 km de distância um do outro. O atirador, que recentemente teria reportado problemas mentais, estaria ameaçando atacar a Base da Guarda Nacional, na cidade de Saco, no mesmo estado.

O departamento de polícia do Maine informa que as autoridades estão tentando localizar o criminoso, contando com o auxílio de helicópteros. O homem, que está foragido até o momento, deve ser considerado armado e extremamente perigoso.

Além disso, o policiamento e o governo do Estado orientam que os moradores da região procurem locais seguros para proteção. As aulas desta quinta-feira (26) em escolas públicas de Lewiston foram suspensas e estabelecimentos comerciais e empresas foram instruídos a fecharem suas portas.

“Por favor, fique dentro de sua casa com as portas trancadas”, orientou a polícia do Maine através de uma publicação em uma rede social.

As autoridades locais divulgaram imagens do que seria o carro utilizado por Robert Card no ataque. O veículo foi encontrado no distrito de Lisbon, localizado a 11 km de distância de Lewiston. A polícia pede que a população se mantenha alerta e faça denúncias para auxiliar no processo de captura do atirador.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, foi informado acerca do ataque a tiros e, segundo informações, já entrou em contato direto e individual com a governadora do Maine, Janet Mills, com os senadores Angus King e Susan Collins e com o congressista Jared Golden. A Casa Branca afirma que Biden oferece total apoio federal após o ataque. Segundo o Departamento de Investigação Federal (Federal Bureau of Investigation – FBI) dos EUA, a divisão de Boston, Massachussetts, trabalha em parceria com os departamentos de polícia do Maine.

Testemunha

Uma testemunha, através de depoimento concedido a uma agência de notícias norte-americana, relata que estava se preparando para jogar boliche, quando ouviu cerca de 10 tiros. O homem, que se identificou como Brandon, diz que supôs que o barulho vinha de um balão.

“Eu estava de costas para a porta. E, assim que ouvi, me virei e vi que não era um balão. Eu corri pela pista e fui para onde organiza os pinos. Escalei a máquina e fiquei lá por cerca de 10 minutos, até os policiais chegarem”, contou a testemunha.

Brandon afirma que tinha acabado de entrar no local e, devido a correria, consequência do ataque, teve que passar cerca de cinco horas descalço.

Tiroteios nos EUA

Conforme balanço do Instituto Gun Violence Archive, o ataque ocorrido nessa quarta-feira (25) já é considerado o sexto mais mortal da história dos Estados Unidos, se confirmadas as 22 mortes informadas inicialmente pela NBC. O tiroteio mais violente já registrado no país aconteceu na cidade de Las Vegas, Nevada, em 201, ocasião em que 58 pessoas foram assassinadas e outras 441 ficaram feridas.

Segundo informações, 565 tiroteios em massa já foram registrados nos EUA somente em 2023, com 595 mortes confirmadas. No mesmo período de 2022, 559 ocorrências do tipo foram registradas, com 545 mortes.

Regulação do Maine

A cidade de Lewiston, no Maine, é parte do condado de Androscoggin, possui cerca de 38 mil habitantes e é localizada a cerca de 56 km ao norte de Portland, maior cidade do estado.

Com baixos índices de criminalidade, o Maine possui 29 homicídios registrados durante todo o ano de 2022. Entretanto, o estado não exige licença oficial para o porte de armar, mantendo uma cultura prolongada de posse, ligada a tradições de caça e tiro esportivo.

Com informações do G1.

Facebook
Veja também