Governo decreta calamidade pública em Picos após chuvas intensas
O decreto, com vigência de 90 dias, foi publicado nessa quinta-feira (16) na edição suplementar do Diário Oficial do Estado.
O governador em exercício, Themístocles Filho, decretou estado de calamidade pública provocado por desastre natural no município de Picos, devido às chuvas torrenciais que impactaram a região nos últimos dias, afetando 27.068 picoenses. O decreto, com vigência de 90 dias, foi publicado nessa quinta-feira (16) na edição suplementar do Diário Oficial do Estado.
De acordo com o governo, as chuvas iniciaram em 29 de dezembro de 2024, com precipitação pluviométrica de 160 mm, e se agravaram substancialmente na madrugada dessa terça-feira (14), quando foi registrada nova precipitação de 100 mm. Os especialistas caracterizam a situação como um “evento climático extremo”.

Consta no decreto que os fatores climáticos aliados ao alto volume e intensidade das precipitações sobre a cidade e a bacia hidrográfica do Rio Guaribas desencadearam vários desastres naturais de grande intensidade.
Conforme o governo, os fortes temporais deixaram rastros de destruição provocando 1 morte por afogamento, 02 mortes por choque elétrico em rede de distribuição, além disso, cerca de 600 famílias perderam tudo que conquistaram da noite para o dia, algumas dessas pessoas estão alojadas em abrigos e outros na casa de familiares.
No total, 27.068 picoenses foram afetados e necessitam com urgência de assistência humanitária. Além da questão social, a situação também tem gerado destruição de infraestruturas essenciais para a cidade, como vias públicas, pontes, sistemas de drenagem, edificações públicas e privadas.
O governador em exercício destacou no decreto que a Secretaria de Estado da Defesa Civil emitiu parecer técnico atestando a necessidade de medidas emergenciais para reduzir os impactos desses desastres naturais e assegurar o atendimento imediato às vítimas.
Vale ressaltar que o prefeito de Picos, Pablo Santos, já havia decretado estado de calamidade pública no município em 14 de janeiro deste ano.
Com as duas medidas em vigor, segundo o Governo do Piauí, ficam acionados os órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado.
Polícia Civil prende foragido da Justiça na cidade de Curralinho em Caxingó
O suspeito tinha cinco mandados em aberto e tentou fugir ao ser abordadoInfluenciadora suspeita de integrar facção é presa durante operação em Teresina
As investigações do Draco apontaram que a “blogueira do crime” utilizava sua influência nas redes sociais para ostentar a vida criminosa.Membro de facção é preso em São Paulo suspeito de vários homicídios em Teresina
O indivíduo é suspeito de envolvimento em homicídios ocorridos entre 2023 e 2025 na zona Norte de Teresina.Homem condenado por homicídio em São Paulo é preso em Aroazes
A prisão ocorreu nessa sexta-feira (23), após trabalho investigativo que levou as equipes até o local onde o foragido estava residindo e trabalhando.Homem é preso por tráfico de drogas durante operação no Centro de Teresina
Durante a ação, foram encontradas pedras de crack, cocaína e uma quantia em dinheiro trocado na Praça João Luiz.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir