Viagora

Candidatos podem vencer eleições e não assumirem cargos

O TSE já divulgou que não vai conseguir julgar todos os processos antes das eleições. Dessa forma, o candidato sub judice que tiver vitória nas urnas não tem g

Nas próximas eleições do dia 7 de outubro, centenas de candidatos concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador sem ter certeza que em caso de vitória cumpram o mandato. Com a lei da ficha limpa, 1361 pedidos de impugnação de candidaturas foram realizados ao Tribunal Superior Eleitoral.

Boa parte desses pedidos ainda não foram julgados, e portanto centenas de candidatos sub judice disputam as eleições. Os eleitores também compartilham a dúvida de candidatos e vão as urnas sem saber se seu candidato é ficha suja.

O TSE já divulgou que não vai conseguir julgar todos os processos antes das eleições. Dessa forma, o candidato sub judice que tiver vitória nas urnas não tem  garantia de posse no cargo para o qual foi eleito. O TSE promete acelerar o julgamentos dos pedidos.

Os votos serão computados normalmente, e depois o TSE analisa caso a caso.  Entre as hipóteses que o TSE pode aplicar estão a diplomação do segundo mais votado ou até a realização de uma nova disputa, no caso de eleição majoritária. No caso dos vereadores, serão empossados os candidatos que tiverem o maior número de votos.

 

Facebook
Veja também