Viagora

Justiça Eleitoral pode cassar até 30 prefeitos

As denúncias normalmente são oferecidas pelo Ministério Público ou pelas coligações adversárias. Há casos em que o candidato concorreu por conta e risco.

O Tribunal Regional Eleitoral pode cassar até 30 prefeitos no Piauí. 90 políticos eleitos em 2012 respondem ações que podem resultar na perda de mandato. Pelo menos 36 deles são prefeitos eleitos em outubro último.

As denúncias normalmente são oferecidas pelo Ministério Público ou pelas coligações adversárias. Há casos em que o candidato concorreu por conta e risco - tinha pendências eleitorais e indeferimento no pedido de registro, mas manteve a candidatura, muitos sub judice, apostando numa decisão favorável da justiça. Dezenas de candidatos concorreram mesmo com as pendências, recorrendo ao TSE. Caso a decisão seja negativa para estes políticos já eleitos, eles perdem o mandato e serão realizadas outras eleições nos municípios em que o eleito, em cargo majoritário, teve mais de 50% dos votos válidos, que são os casos de Batalha, Simões e Isaías Coelho.

Nos casos em que a candidatura for mantida, o resultado das urnas será confirmado sem anormalidades. Mesmo assim, a situação gera clima de insegurança nos municípios e especulações criam dúvidas na cabeça dos eleitores.


Facebook
Veja também