Viagora

Teresina já tem primeira horta comunitária com sistema de energia solar

O Sistema de irrigação por energia solar foi entregue hoje (22) pelo prefeito Firmino Filho

A horticultora Rosilene Lopes Silva trabalha na horta comunitária da Vila São Francisco Norte há 16 anos. É da produção que ela tira o sustento de sua família. Ela será uma das beneficiadas com o novo sistema de energia solar que foi inaugurado nesta quinta-feira, pelo prefeito Firmino Filho e pelo superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco Alberto.

O novo sistema entregue pela Prefeitura, em parceria com a Codevasf, irrigará a área das hortas por meio de um sistema de irrigação por gotejamento e asperção, aproveitando os raios solares para a produção de energia limpa e sustentável. “A horta comunitária da Vila São Francisco é apenas um projeto piloto. É um protótipo para depois instalarmos o sistema nas outras 47 hortas e 12 campos agrícolas”, explicou o superintendente, acrescentando que, por meio de energia solar, a água será puxada para a caixa dágua e de lá irrigará as hortas.

O prefeito Firmino Filho explicou que a escolha da horta foi simbólica por ter sido uma das primeiras a serem implementadas em Teresina. “Essa horta foi implantada ainda em 1987, na gestão do ex-prefeito Wall Ferraz. Esse projeto faz parte de um programa maior de modernização das hortas comunitárias da cidade. Serão investidos recursos para segurança, irrigação e capacitação dos horticultores para garantir a produção”, comentou.

A horta comunitária da Vila São Francisco Norte possui um hectare, de 20 lotes de 400 m² cada um. Lá, são produzidos cebolinha, alface, coentro, couve, pimenta, plantas medicinais e outras. “Esse sistema melhorará muito a nossa vida aqui na horta. Estávamos abandonadas. As dores nas costas para fazer a irrigação com o regador era grande todos os dias. Isso vai melhorar para gente, que teremos disposição para cultivar outras coisas e cuidar melhor dos canteiros”, observou Rosilene Lopes.

Pedro de Lima, mais conhecido por Pedrão das Hortas, trabalha há 27 anos como horticultor. É um dos mais entusiasmados com a implantação do novo sistema. “É uma experiência nova que teremos. E estamos otimistas porque isso resultará em uma melhoria na estrutura de trabalho”, comentou.
Facebook
Veja também