Viagora

"O evento de Campo Maior foi muito rico", diz Marcelo sobre o 2º Encontro "Ouvindo o Piauí"

Antônio Félix afirmou "Estamos saindo daqui com sugestões administrativas que se forem cumpridas, o Piauí será muito melhor".

Campo Maior sediou no sábado (05) o 2º Encontro “Ouvindo o Piauí” organizado pelos pré-candidatos Marcelo Castro (PMDB) e Silvio Mendes (PSDB) a fim de extrair metas e propostas para serem incluídas no plano de governo. O anfitrião do evento foi o deputado estadual Antonio Félix (PSD) e contou com a participação de lideranças políticas de Campo Maior e de diversas cidades da região, alem de empresários, sindicalistas, médicos e profissionais liberais.
Imagem: Divulgação2º Encontro 2º Encontro "Ouvindo o Piauí" organizado pelos pré-candidatos Marcelo Castro (PMDB) e Silvio Mendes (PSDB).

Antônio Félix afirmou que essa é mais uma página da história do Piauí sendo construída com a ajuda do povo da terra dos heróis do jenipapo. “Estamos saindo daqui com sugestões administrativas que se forem cumpridas, o Piauí será muito melhor”, destacou.
Imagem: Divulgação2º Encontro 2º Encontro "Ouvindo o Piauí" organizado pelos pré-candidatos Marcelo Castro (PMDB) e Silvio Mendes (PSDB)

O formato do encontro continua o mesmo, divido em quatro eixos temáticos, que são: Educação (que envolve ainda cultura, esporte e lazer), Saúde, Segurança e Desenvolvimento Econômico. No início todos participaram das oficinas direcionadas aos temas, logo após seguiram para o auditório do Senac onde o responsável pela condução de cada oficina fez a explanação do que foi debatido e sugerido pelos participantes.

EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER


O tema educação teve como responsável o professor universitário e secretário de planejamento de Teresina, Washington Bonfim. Entre as sugestões destaca-se a de transformação da FUNDESPI na Secretaria da Criança, Esporte e Juventude porque, segundo os participantes, o principal motivo da violência de hoje, é porque não cuidaram das crianças quando deviam.

A secretária de educação de Jatobá do Piauí, Mazé Félix (PPS), sugeriu que o governo dê subsídios para que os municípios tenham condições de manter a frota de ônibus escolar. “O governo dá os ônibus, mas esquece da manutenção”, disse ela se lamentando que os recursos destinados a educação não são suficientes para custear todas as despesas dos municípios menores do País.
Imagem: Divulgação2º Encontro 2º Encontro "Ouvindo o Piauí" organizado pelos pré-candidatos Marcelo Castro (PMDB) e Silvio Mendes (PSDB)

“Pelo que ouvi durante a oficina parece que Campo Maior é a cidade do já teve”, observou Washington ao falar sobre a ausência de atrativos culturais no município.

Os participantes sugeriram que haja mais escolas de tempo integral, mais concursos para aumentar o número de profissionais nas salas de aula e uma eleição entre os professores para escolher o Secretário Estadual de Educação.

SAUDE

A oficina sobre saúde foi conduzida pelo pré-candidato a vice-governador, Silvio Mendes que é ex-prefeito de Teresina e médico. Melhoramento nos PSF, na assistência farmacêutica e na realização de exames alem de uma melhor resolutividade no atendimento médico estão entre os pontos em destaque neste tema. Os campomaiorenses sugeriram ainda que seja criado um programa chamado “Prontuário do Paciente”, onde deverão constar todas as informações do paciente que poderá levar para onde quiser e ter seu quadro de saúde identificado rapidamente por qualquer médico, assim como também a criação de uma UTI e a construção de um Hospital de Urgência para atender a demanda de toda a região dos carnaubais.

SEGURANÇA


O Coronel Sidney da Polícia Militar coordenou a discussão a cerca da segurança pública no Piauí. Um grande número de policiais militares e civis compareceu. Como sugestão, os participantes disseram que se faz necessário a unificação das regionais de Policia Civil e Militar em uma só cidade. Como exemplo, eles citam o problema de Cocal de Telha onde a regional de Policia Civil é em Piripiri e da Polícia Militar é em Campo Maior. Isso, de acordo com eles, dificulta o trabalho. O aumento do efetivo com a realização de concursos públicos e do reforço da segurança nas fronteiras com outros Estados foram outras propostas.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO


A oficina de desenvolvimento econômico ficou sob a responsabilidade do ex-superitendente da Codevaspi, Guilherme Almeida e recebeu inúmeras propostas interessantes. Os campomaiorenses reivindicaram mais estrutura para o turismo que é fonte de investimento e renda usando o seu potencial que é a gastronomia e as belezas naturais e incluir o município na rota turística do Estado. O rodoanel de Campo Maior foi outra proposta apresentada que teve bastante aceitação.

Os representantes dos outros municípios elencaram como atividades importantes a ser desenvolvida pelo novo governo a dinamização do programa do caju, do mel e o melhoramento genético e estrutural da bacia leiteira do Piauí. Atualmente o Piauí importa leite de outros Estados, mas Guilherme garante que há capacidade de produção própria precisando apenas ser bem trabalhada.

Zé Valdo, que é secretário de educação de Juazeiro do Piauí, destacou a importância e a necessidade da construção da Barragem do Rio Poti, também chamada de Barragem de Castelo/Juazeiro por ficar entre os dois municípios. Ele conta que 150 km da extensão do rio ficam no Ceará e possui 10 barragens e o Piauí fica com 300 km de extensão e não existe nenhuma. “Estamos há décadas brigando por apenas uma barragem”, desabafa o secretário que também reclamou da péssima qualidade do abastecimento de energia elétrica na sua região e sugeriu a criação de arranjos produtivos para aproveitar a pedra de Juazeiro, assim como é feito com a opala em Pedro II.

Por fim, o deputado estadual Antônio Félix sugeriu que o novo governo crie os pólos industriais. “Temos que incentivar a interiorização das indústrias e assim gerar mais emprego e renda para a população das mais diversas regiões do Estado e não concentrando tudo na capital”, comentou.

ENCAMINHAMENTO


Após as oficinas os participantes retornaram para o auditório e os pré-candidatos fizeram o encerramento com os encaminhamentos extraído em cada eixo temático. Silvio Mendes falou que o motivo que o levou a querer a retornar a vida pública e buscar a formação de uma candidatura ao lado de Marcelo Castro foi a amizade que possui com o peemedebista e o amor que sente em trabalhar pelas pessoas. “Sou amigo do Marcelo desde quando estudamos no Liceu Piauiense e tenho dentro de mim uma vontade muito grande de ver esse Estado crescer, por isso aceitei esse desafio. Mas para isso, precisamos construir um plano de governo forte e com a ajuda de vocês. Um caminho se constrói juntos”, sublinhou o ex-prefeito Silvio Mendes que encerrou dizendo que confia em Marcelo Castro.

O peemedebista disse que a intenção do “Ouvindo o Piauí” é aproximar a sociedade do governo. “A realidade só será espelhada se ouvirmos a sociedade piauiense e construir um governo democrático”, argumentou. Marcelo comentou que as sugestões feitas neste 2º Encontro podem revolucionar o Estado. “Esse encontro de Campo Maior foi muito rico”, opinou.

Para Marcelo, 80% dos problemas se resolvem com boa vontade e não custa nada ouvir o povo. “Não somos senhores da razão e por isso decidimos fazer um programa de governo regionalizado porque cada região tem seu problema específico e são vocês que devem nos informar o que estão necessitando”, destacou. Ele finalizou garantindo que a administração não será regida como os maestros, de costas para o povo.

Piripiri será a próxima cidade a sediar o “3º Ouvindo o Piauí” que acontece neste domingo (06) na sede da Faculdade Chrisfapi. No total serão realizados 16 encontros regionais.
Facebook
Veja também