Viagora

Deputado Marcos Aurélio critica frase da ministra Damares Alves

O deputado disse que entendeu como uma manifestação de preconceito e radicalismo por parte da nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.

O deputado federal eleito, Marcos Aurélio Sampaio (MDB), causou polêmica na internet após publicar nessa quinta-feira (03), uma foto vestido em uma camisa de cor rosa, com a legenda “menino veste azul e menina veste rosa?? Como assim??”.

  • Foto: Instagram / Marcos Auréliodeputado federal eleito, Marcos Aurélio Sampaio (MDB).Deputado federal eleito, Marcos Aurélio Sampaio (MDB).

O questionamento do deputado foi feito após a declaração da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, a respeito das cores, que segundo ela deviam ser usadas por meninos e por meninas. A fala da nova ministra feita após tomar posse ganhou repercussão no país todo.

“Atenção, Atenção. É uma nova era no Brasil. Menino veste azul, e menina veste rosa”, declarou Damares, que foi duramente criticada. Segundo a ministra, a frase dita por ela tinha como objetivo fazer uma declaração contra a ideologia de gênero, que de acordo com ela constrange meninas que usam rosa ou são chamas de princesa.

  • Foto: Agência BrasilMinistra DamaresMinistra Damares

Marcos Aurélio relatou que a ministra pode não ter levado a frase “ao pé da letra e ter falado em tom de brincadeira”, mas o deputado relatou também que pessoas públicas, principalmente os políticos que ocupam qualquer cargo público tem que ter cuidado com suas declarações.

“As falas de ministro de estado, de presidente da república repercutem inclusive internacionalmente, no mercado financeiro, seja na atração de investimentos. Se eu postando essa única foto aqui no meu Instagram repercutiu desse jeito, vamos imaginar também como isso por repercutir nacionalmente, de uma ministra de direitos humanos falando que menino tem que vestir azul e menino tem que vestir rosa”, frisou Marcos Aurélio.

Segundo ele, é preciso “manter a cabeça no lugar e saber que declarações desse tipo realmente não são bacanas, não são boas de se falar, principalmente para uma ministra de estado”.

Em vídeos postados pelo deputado, ele explica que entendeu a frase de Damares como uma manifestação de preconceito e de radicalismo. Segundo ele, a nova ministra quis separar que determinadas coisas, roupas brinquedos, profissões, atividades e brincadeiras podem ser feitas por homens e outras por mulheres.

“Não concordo que tem roupa de homem, não concordo que tem roupa de mulher. Não existe cor de homem, não existe coisa de mulher. Não existe brincadeira de homem, carro de homem, profissão de homem ou tudo isso de mulher. Pra mim todo mundo tem que ser aquilo que deseja ser na sua vida”, declarou Marcos Aurélio.

“Todo mundo tem que usar aquilo que deseja usar. Todo mundo tem que fazer aquilo que deseja fazer na sua vida”, disse o deputado.

Facebook
Veja também