Rejane Dias quer criar cadastro de pessoas condenadas por feminicídio
A parlamentar disse que tem priorizado essa pauta pois os casos de violência têm aumentado durante a pandemia da Covid-19.
Em entrevista ao Viagora, a deputada federal Rejane Dias (PT) falou sobre o desafio de estar à frente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados, o projeto que institui o cadastro nacional das pessoas condenadas por crimes de violência contra a mulher e feminicídio e sobre o enfrentamento a pandemia da Covid-19.
Sobre presidir a comissão que defende os direitos da pessoa com deficiência, a parlamentar afirmou que sua prioridade é imunizar essas pessoas, uma vez que elas têm probabilidade maior de serem acometidas pelo vírus da Covid-19 e de forma mais letal.
“A nossa prioridade absoluta é a imunização desse seguimento importante da nossa sociedade que precisa de proteção. Veja que quem tem síndrome de down, a probabilidade dele desenvolver a forma mais letal é 10 vezes maior do que uma pessoa dita normal, naquilo que os pesquisadores estão estudando até aqui”, afirmou.
- Foto:Divulgação/Instagram
Rejane Dias.
A deputada ressaltou que o Piauí agora é exemplo para o Brasil por ter a iniciativa de sancionar um projeto de lei que torna as pessoas com deficiência um grupo prioritário para serem imunizados. Ela afirmou ainda que o plano nacional de imunização não contemplou essas pessoas no início das campanhas, mas que o estado fez essa correção aprovando o projeto do deputado Franzé Silva (PT).
“O estado do Piauí teve uma iniciativa da Assembleia Legislativa, através de um projeto de lei do deputado Franzé, e virou lei quando o governador sancionou que torna as pessoas com deficiência na pandemia prioritários. Até então o plano nacional de imunização não contemplou as pessoas com deficiência já no início dessa imunização e, ao meu ver, o Piauí faz uma correção necessária”, declarou.
Já sobre o projeto voltado ao combate da violência contra a mulher, Rejane Dias pontuou que tem priorizado essa pauta, pois a pandemia, com as medidas restritivas decretadas para que as pessoas fiquem em casa, tem contribuído para o aumento de casos de violência doméstica.
“Hoje nós vivemos uma pandemia também nesse sentido da violência contra a mulher, a situação já era grave no país, porque somos o quinto país que mais mata mulheres e sem falar na quantidade de mulheres que são estupradas, que são espancadas, é algo assustador, aí o fato das medidas restritivas em que as mulheres tem que ficar em casa e fica também com o agressor, é uma explosão de casos realmente de feminicídio e violência contra a mulher”, disse.
De acordo com a deputada, o cadastro das pessoas que tem históricos de violência e feminicídios além de ajudar os órgãos de segurança pública a saber o perfil, também vai contribuir para a definição de políticas públicas para essas mulheres em situação de violência.
“Esse cadastro, eu acho que vai ser muito importante para os órgãos de segurança pública, porque eles vão passar a ter o cadastro fidedigno, primeiro do perfil dessas pessoas que cometem feminicídio. E eu creio que esse cadastro vai ser muito importante para a definição das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil”, explicou.
Combate à pandemia
A parlamentar também relatou sua preocupação em relação à atual situação da pandemia em todo o país, ressaltando que além do vírus, pessoas estão passando necessidades em casa.
“Estamos vivendo, talvez, a pior crise sanitária de toda história. O povo está sofrendo, estamos acompanhando o aumento, cada vez mais crescente de pessoas na extrema pobreza, que estão realmente passando necessidades”, disse.
Rejane Dias falou sobre a diminuição do auxílio emergencial para as famílias que precisam para se manter e ressaltou que o governador do Piauí, Wellington Dias, encaminhou um projeto que cria um auxílio como forma de complementar a ajuda do Governo Federal.
“No pior momento da crise sanitária, tivemos essa terrível notícia com relação ao auxílio emergencial. Com relação ao estado do Piauí, o governador Wellington anunciou também, inclusive encaminhou um projeto para a Assembleia Legislativa, criando um outro auxílio emergencial como uma forma de completar esse do Governo Federal”, ressaltou.
Lockdown
Sobre as medidas de restrições mais rígidas, a deputada afirmou que concorda com os governadores de confiarem na ciência e ressaltou que sem vacina suficiente para toda a população ser imunizada contra o vírus, a melhor forma de combater é seguir as medidas restritivas impostas pelos governos estaduais.
“Eu concordo com os governadores de que temos que seguir a ciência, aquilo que está sendo estudado no mundo inteiro, as experiências exemplosas diante de um vírus que é terrível, que mata e que traz sérias consequências, não só para a saúde da população, mas também para a economia e para o social. Se não tem a vacinação, as medidas restritivas são a melhor medida a ser tomada, porque o mais grave é colapsar o sistema de saúde. Hoje estamos vivendo um colapso dos hospitais, e no Brasil está faltando insumo até para o kit de intubação, oxigênio, olha o que aconteceu em Manaus, estamos vendo casos de estados que está faltando oxigênio”, ressaltou.
A parlamentar explicou que a população deve entender que se não seguir as medidas restritivas, o pior pode acontecer.
“Se você não conter essa disseminação do vírus, nós vamos ver coisas piores do que nós estamos vendo agora, então eu acho que precisa que a população entenda muito bem isso, e o que não pode acontecer agora é politizar esse momento de grande sofrimento”, finalizou.
-
TCE multa prefeito de Barras e instaura tomada de contas após constatar sobrepreço
A procuradoria do município informou que "esse processo ainda não chegou no setor". -
Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto. -
Avião com deputado federal Hildo Rocha faz pouso forçado em Timon
De acordo com o parlamentar, a aeronave seguia de Teresina, no Piauí, para a cidade maranhense Balsas quando precisou realizar a aterrissagem de emergência. -
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação.

E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir