Viagora

Piauí vai dar maioria de votos a Lula no 2º turno, diz Marcelo Castro

A declaração foi concedida durante evento do PT realizado nesta segunda-feira (10), com a presença de lideranças políticas em Teresina.

O senador Marcelo Castro (MDB) afirmou que a base aliada ao governo pretende ampliar a votação do candidato à presidência, Lula (PT) no Estado e que o Piauí concederá o maior percentual ao petista neste segundo turno das eleições. A declaração foi concedida durante evento do partido nesta segunda-feira (10), em Teresina.

O grupo aliado já havia afirmado que a meta é chegar em até 80% dos votos a Lula no Estado, e Marcelo Castro reforçou esta afirmação destacando que existem chances reais de ultrapassar esse número. O segunto turno está marcado para ocorrer em 30 de outubro deste ano e o petista está disputando a corrida presidencial contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Divulgação/ Redes SocialSenador Marcelo Castro.
Senador Marcelo Castro.

O parlamentar também relembrou que o Piauí é o reduto eleitoral do candidato Lula, diante do desempenho que vem apresentado ao longo das eleições.

“Quando Lula esteve aqui no Piauí naquele evento no dia 03 de agosto, meu discurso foi focado exatamente nessa questão, primeiro que Guaribas era a cidade que o foi foco dos posicionamentos, ter sido a cidade criada por mim e foi a cidade que deu a maior maioria a Lula em todo o Brasil. Eu disse na oportunidade que o Piauí é o estado mais lulista do Brasil, que tinha dado 77% dos votos válidos ao Haddad no segundo turno e que nós não iriamos perder esse título e não perdemos. Agora no primeiro turno o Lula teve 74% de votos no Piauí que foi a maioria dentre todos os estados do Brasil e agora no segundo turno vamos ampliar esse percentual e o Piauí será consagrado como o Estado que vai dar a maior maioria para o Lula no segundo turno”, explica.

Questionado sobre o possível aumento do número de abstenção, pois no Estado as eleições seguem apenas para a escolha do presidente da República, Marcelo Castro afirmou que devido esta preocupação a reunião também visou debater sobre esta questão.

“Em primeiro lugar que o povo gosta de votar, gosta de exercer seu direito, dever cívico de votar, este é um fato que nós temos que comemorar. Mas este fato é procedente, porque uma passagem para a pessoa ir para o interior, sobretudo um estudante que mora aqui na capital, não é barato.  Ele já foi uma vez e para ir novamente tem essa dificuldade”, afirma.

Para Marcelo Castro é necessário manter a mobilização, bem como reverter os votos brancos e nulos para o candidato Lula. O senador também pontuou a importância do apoio de Simone Tebet (MDB), que garantiu o terceiro lugar na disputa presidencial, e de Ciro Gomes (PDT), que ficou em quarta colocação.

“Um dos motivos dessa reunião é exatamente isso, para manter a mobilização e não aumentar o número de abstenção, e de votos brancos e nulos, que vão diminuir com toda a certeza, e para que a gente pegue os votos dos outros candidatos, principalmente, da Simone e do Ciro Gomes. Eu não tenho nenhuma dúvida, já fiz todas as análises, que o Lula vai aumentar a quantidade de votos que teve no primeiro turno como Bolsonaro também vai aumentar um pouco, mas com o Lula está com 6 milhões de votos a frente sem nenhuma dúvida todas as chances de vitória serão do Lula”, declara.

Facebook
Veja também