Viagora

Simone Tebet anuncia apoio ao candidato Lula no segundo turno

Abrindo mão da neutralidade, Simone Tebet declarou apoio a Lula (PT) no segundo turno e afirmou que o candidato tem compromisso com a democracia e a Constituição.

Na tarde desta quarta-feira (05), a ex-candidata a presidência da República, Simone Tebet (MDB), divulgou seu posicionamento sobre o segundo turno das eleições e formalizou seu apoio ao ex-presidente Lula (PT) que na corrida presidencial disputa contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Simone Tebet, que ficou em terceira colocação no embate eleitoral, agradeceu os 4.915.423 votos que recebeu e afirmou que apesar de criticar ambas as vias, o que está em jogo é algo muito maior.

A ex-candidata destacou o clima de polarização e revelou que amigos “imploraram pela neutralidade” neste segundo turno. Vale ressaltar que o partido de Tebet, MDB, liberou os diretórios para apoiar Lula ou Bolsonaro neste cenário.

“Sim, critiquei os dois candidatos que disputarão o segundo turno, e continuo a reiterar as minhas críticas, mas pelo amor  que tenho ao Brasil, a democracia e a Constituição, pela coragem que nunca me faltou, peço desculpa aos meus amigos e companheiros que imploraram pela neutralidade neste segundo turno, preocupados que estavam e estão com a eventual perda de algum capital político, para dizer que o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”, afirma.

Em seu pronunciamento publicado nas redes sociais, Tebet ainda faz críticas ao ex-presidente Lula e ressalta que o petista errou ao chamar para si o “voto útil”, sem apresentar propostas.

Por fim, a ex-candidata reafirmou que votará em Lula por acreditar que o candidato tem compromisso com a democracia e a Constituição, e que Bolsonaro não representa estes valores.

"Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos", diz em trecho do vídeo.

Facebook
Veja também