Viagora

Vamos combater o crime com pulso firme, afirma Chico Lucas

O procurador informa que envolvidos em atos ilícitos em menor e maior grau serão punidos, e afirmou que o estado precisa chegar ao espaço que foi ocupado pelo crime e romper o ciclo da criminalidade.

Nesta sexta-feira (01), o procurador Chico Lucas, anunciado como secretário de Segurança Pública do Piauí em 2023, afirmou que focará no combate ao crime e em práticas preventivas e políticas públicas pra afastar jovens da criminalidade.

Segundo o procurador as ações de prevenção é uma das diretrizes anunciadas ainda durante a campanha do governador eleito Rafael Fonteles (PT). "Vamos atuar com pulso firme no combate ao crime, mas com ações de muito importantes de prevenção. Isso segue uma diretriz do governador eleito Rafael Fonteles, que foi anunciada ainda na campanha eleitoral", disse.

Foto: ViagoraPresidente da OAB-PI Chico Lucas
 Chico Lucas

O secretário de segurança do governador eleito, afirmou que serão realizadas pela secretaria, políticas públicas voltadas para a educação, cultura e lazer, para afastar os jovens da criminalidade. “Teremos uma ação muito firme na repressão ao crime, mas também atuaremos com políticas públicas nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer, principalmente junto aos jovens, para garantir que tenham ocupação e afastá-los da criminalidade”, informou.

Chico Lucas informa que envolvidos em atos ilícitos em menor e maior grau serão punidos, e afirmou que o estado precisa chegar ao espaço que foi ocupado pelo crime e romper o ciclo da criminalidade. “O crime ocupa o espaço onde o Estado não chega. Nós temos que preencher esse espaço para romper esse ciclo. Ou seja, quem pratica o ato ilícito será punido, assim como quem compra e quem vende produto do crime. Em maior ou menor grau, todos serão responsabilizados”, comunicou.

O procurador afirmou também que será feita uma aproximação junto as comunidades, e conversas com escolas, associações de moradores e movimentos sindicais, com o objetivo de buscar buscando medidas e ações para enfrentar o crime e a violência. “A Segurança tem de se aproximar da comunidade. Vamos conversar com as escolas, com as associações de moradores e os movimentos sindicais para buscar as medidas e ações mais adequadas para enfrentar o crime e a violência. É um pacto pela vida que vamos celebrar integrando todos esses segmentos”, informou.

Ainda segundo o procurador, as ações que realizará como secretário de segurança será baseada nas orientações do governador eleito Rafael Fonteles, que em seu plano de governo determinou que a área da segurança terá prioridade, com a contratação de 4 mil novos policiais, ampliação do sistema de inteligência e de tecnologia, e ações integradas entre as polícias, o Sistema Penitenciário e o Judiciário.

O procurador Chico Lucas foi anunciado como o novo secretário de Segurança Pública do Piauí em 2023, nessa segunda-feira (31), através das rede sociais.

Facebook
Veja também