TRE-PI julga improcedente ação contra Rafael Fonteles
Segundo o TRE-PI, os partidos argumentaram que as pesquisas eleitorais veiculadas pelo petista e seus apoiadores tinham o objetivo de garantir vantagem na disputa política.
Nesta terça-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julgou como improcedente o pedido judicial protocolado pelos Diretórios Estaduais do Progressistas e União Brasil contra o pré-candidato a governador do Piauí, Rafael Fonteles do PT. A ação é referente a divulgação dos resultados de pesquisas eleitorais pelo petista.
Segundo o TRE-PI, os partidos argumentaram que as pesquisas eleitorais veiculadas pelo petista e seus apoiadores tinham o objetivo de garantir vantagem na disputa política através da propaganda extemporânea. A divulgação dos resultados havia sido suspensa em 01 de março deste ano pelo Juiz Marcelo Leonardo Barros Pio.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a pesquisa em questão citada pelas siglas foi realizada pelo Instituto Amostragem e registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PI-08757/2022. O levantamento indica que o pré-candidato do PT estaria a frente de seus adversários, se consagrando logo no primeiro turno com mais de 57% dos votos válidos.
Ainda segundo o TRE-PI, os responsáveis por protocolar a ação alegaram ainda que a pesquisa teria sido divulgada com a omissão de itens que, segundo eles, permitiam uma visão parcial dos dados, o que favorecia o petista.
Porém, conforme o TRE-PI, durante a apuração do pedido judicial foi constatado que não houve irregularidades na divulgação da pesquisa e que Rafael Fonteles cumpriu as normas necessárias da Justiça Eleitoral.
“Não há que se falar em qualquer irregularidade nesse caso, visto que a Resolução TSE n.º 23.600/2019 é clara no seu direcionamento acerca dos requisitos essenciais, e a divulgação impugnada atendeu a todos eles”, consta no julgamento da ação.
-
Prefeito de Ribeiro Gonçalves gasta R$ 572 mil em serviços funerários
O contrato foi firmado no dia 25 de maio deste ano, com a empresa Maria de Jesus C. Matos da Silva, sediada em São João dos Patos. -
Jeová é um político em que o povo se espelha, diz Antônio José Lira
O líder interino do prefeito de Teresina na Câmara Municipal afirmou que o evento de lançamento de pré-campanha de Jeová Alencar foi o maior da cidade. -
O interior do Piauí tem preferência pelo Rafael, diz Francisco Costa
De acordo com o deputado, é notório para o grupo uma crescente do pré-candidato ao governo também em Teresina e no interior do estado. -
-
Eleições 2022: saiba quem são os pré-candidatos ao Governo do Piauí
Os brasileiros, no dia 2 de outubro vão às urnas escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. -
"Jeová Alencar tem meu apoio", declara Enzo Samuel
Na noite dessa terça-feira (28), Enzo Samuel falou sobre o lançamento da pré-candidatura do presidente da Câmara a deputado estadual.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir