Viagora

Estamos traçando um caminho para aumentar a renda dos agricultores, diz Rafael

Segundo o pré-candidato ao governo do Piauí, a agricultura familiar precisa ter atenção especial.

Nessa quarta-feira (22), o pré-candidato a governador, Rafael Fonteles (PT), esteve presente em encontro com as organizações do campo, das florestas e das águas, que compõem o Campo Unitário que teve propósito de discutir o fortalecimento da agricultura familiar além de sugestões ao plano de governo.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas trabalham com agricultura familiar, no Piauí e segundo o pré-candidato, isto deve ser valorizado. “Pelo menos um terço da população vive da agricultura familiar e só isso justificaria uma atenção especial. Mas temos uma série de outras razões para priorizar esta área, até porque envolve diretamente o nosso trabalho no principal eixo do plano de governo, que é a geração de trabalho, emprego e renda.”, ressalta Rafael Fonteles.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraRafael Fonteles
Rafael Fonteles

Conforme o petista, são prioridades o acesso à tecnologia, a crédito e assistência técnica, ampliação da regularização fundiária, agregação de valor ao produto e apoio a comercialização. “São pautas importantes para investir cada vez mais na agricultura familiar e para garantir segurança alimentar e renda para as famílias. Estamos traçando um caminho muito claro para aumentar a produção e a renda dos agricultores, estes que são de extrema importância para a economia e o desenvolvimento do estado.”, acentuou o pré-candidato.

O evento contou com 22 organização do Campo Unitário onde foram vistas sugestões ao plano de governo, como o Programa de Abastecimento Alimentar e Popular, Pró-Alimentação.

 Maria Gonçalves, representante do órgão, destaca a necessidade de pensar em agricultura familiar voltada para famílias que estão no campo, com economia solidária, acesso a água, energias renováveis, crédito e preservação ao meio ambiente.

Estavam presentes na reunião o pré-candidato o deputado estadual Francisco Limma, a pré-candidata a deputada federal Maria Cazé, a secretária Estadual de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, a diretora de relações sociais do governo, Núbia Lopes, e a representante da Secretaria de Estado de Planejamento, Gisele Oliveira.

Mais conteúdo sobre:

Rafael Fonteles

Governo do Piauí

Facebook
Veja também