Viagora

Continuamos de portas abertas para Sarapatinhas, diz Gustavo Henrique

O presidente estadual do Patriota e pré-candidato a governador do Piauí falou sobre o parecer contrário do Ministério Público Eleitoral a ação de justificação de desfiliação partidária da vereadora.

O presidente estadual do Patriota e pré-candidato a governador do Piauí, Gustavo Henrique, falou ao Viagorasobre o parecer contrário do Ministério Público Eleitoral (MPE) na ação de justificação de desfiliação partidária movida pela vereadora Thanandra Sarapatinhas.

No parecer assinado nessa sexta-feira (03), o procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha, recomendou a improcedência da ação.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraGustavo Henrique
Gustavo Henrique

Gustavo Henrique explica que o partido não nutre nenhum tipo de ressentimento diante da atitude da vereadora e ainda reitera o apoio pleno a Sarapatinhas, dentro das limitações partidárias.

“Em relação a essa informação do Ministério Público Eleitoral o que o Patriota tem a dizer é que respeita naturalmente, afinal de contas o Ministério Público é um órgão que auxilia a justiça principalmente no quesito de fiscalização e execução das leis. Da parte do Patriota eu Gustavo Henrique com presidente, falando em nome do partido, não há nenhum tipo de animosidade com a parlamentar, pelo contrário, nós continuamos de portas abertas para apoia-lá no que for possível dentro das nossas limitações ela sempre terá o nosso apoio pleno”, declara.

O presidente estadual da sigla também reforçou o pedido para que a parlamentar integre a executiva do partido visando auxiliar nas eleições deste ano. Gustavo Henrique ainda afirmou que essa medida serve como lição de amadurecimento para ambas as partes e ressaltou que o Patriota continua de portas abertas para receber a vereadora.

“Estamos de portas abertas e temos interesse, sim, de harmonia, inclusive, nós renovamos através de alguns contatos o convite a ela ou alguém que ela indique para fazer parte da executiva do partido, para ajudar-nos a construir esse momento político partidário. Nós queremos andar de mãos dadas, partilhar com ela e com outros filiados as propostas e ações que possibilitem o desenvolvimento da nossa capital e Estado do Piauí. Então de forma madura nós estamos de portas abertas, sem nenhum tipo de ressentimento, pelo contrário, isso serve, inclusive, para o amadurecimento de todos, amadurecimento partidário, enquanto filiado, no exercício parlamentar, daqueles que pretender ir para a disputa eleitoral porque são lições e nos do Patriota não temos nenhum tipo de ressentimento e animosidade em relação a atitude da parlamentar. Continuamos de portas abertas, queremos reiterar o nosso apoio a ela, querendo o apoio e renovando o convite para ela participar da executiva do partido. É isso que temos a pontuar com muito respeito, tranquilidade e serenidade”, explica.

Sobre a ação do Ministério Público Eleitoral

Aoingressar com a ação a vereadora alegou que sofria uma “grave discriminação política pessoal”, como consta no parecer do MPE. Para contribuir com a argumentação Sarapatinhas uniu três fatores principais que a fizeram solicitar o pedido de desfiliação.

“a) perseguições que passou a sofrer no âmbito partidário, principalmente por meio de manifestações de integrantes do diretório e demais filiados em redes sociais e em sites de notícias, com o fim de atacar sua honra e imagem; b) o fato de ter sido afastada de todas as atividades partidárias (até mesmo de reuniões de decisões do partido), mesmo sendo a única filiada à mandato eletivo, não ocupando, em razão disso, nenhum cargo na direção da Gréi Partidária”, diz trecho da ação.

O procurador Marco Túlio Lustosa Caminha deu parecer contrário à ação de justificação de desfiliação partidária interposta pela vereadora Thanandra Sarapatinhas.

“Assim, restando preclusa a possibilidade de a requerente arrolar testemunhas para comprovar a grave discriminação política pessoal que autorizaria o reconhecimento da justa causa para a desfiliação sem a perda do mandato eletivo, não havendo nos autos qualquer documento que demonstre de forma clara e segura a prática de condutas por dirigentes partidários que implicariam em tratamento flagrantemente discriminatório em seu desfavor, prova que, no caso, lhe competia, percebe-se que razão não assiste à requerente quando pugna pela concessão de tutela de urgência, para reconhecer a discriminação política e, portanto, a justa causa para a sua imediata desfiliação do partido pelo qual eleita no pleito de 2020, bem como, ao final, no mérito, pela declaração da existência da apontada justa causa para a sua desfiliação partidária dos quadros do Patriotas e continuação de seu mandato eletivo de vereadora de Teresina. Portanto, tem-se como ausente a justa causa invocada na inicial para desfiliação partidária sem perda do mandato, pelo que a presente ação deve ser julgada improcedente”, diz o parecer.

Thanadra sobre o parecer do MPE

Através de nota divulgada á imprensa a vereadora falou sobre o assunto.

Confira abaixo a nota na íntegra:

"A respeito do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), a vereadora Thanandra Sarapatinhas informa que, na época, entrou com a ação com o objetivo de desfiliar-se do Patriotas para ser pré-candidata nas eleições estaduais de 2022.  A parlamentar informa que desistiu do projeto de pré-candidatura neste ano e, portanto, já tinha decidido permanecer na sigla até poder sair legalmente.

Sendo assim, esperará o pleito de 2024, quando usará a janela partidária para realizar a troca de legenda.

Thanandra Sarapatinhas ainda lamenta a situação, uma vez que diversos vereadores homens, através de acordos, conseguiram a liberação dos diretórios estaduais e municipais para deixarem os seus partidos, a fim de migrarem para legendas que lhes dessem chances competitivas no pleito eleitoral.

A parlamentar reitera o seu compromisso em promover políticas públicas para a causa animal na jurisdição que lhe for possível, bem como destaca a importância da participação de mulheres nas eleições para o exercício pleno da democracia".

Facebook
Veja também