Viagora

Senador Elmano Férrer defende fim das "saidinhas" de criminosos

Duas das propostas prevê a proibição das saidinhas para crimes hediondos, como estupro, tortura e de terrorismo.

Após a Câmara dos Deputados aprovar o projeto de lei que prevê mudanças na concessão das saídas temporárias, a matéria vai para Senado, onde outras propostas com o mesmo tema estão em tramitação.

Duas dessas propostas são de autoria do senador Elmano Férrer (Progressistas/PI). Uma delas, prevê a proibição das “saidinhas” para condenados por crimes hediondos, como estupro, de tortura e de terrorismo.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraElmano Férrer
Elmano Férrer

De acordo com Elmano, quem pratica este tipo de crime não deve sair. “Não podemos permitir as saidinhas para quem comete este tipo de crime. A lei precisa ser mais rigorosa com estes criminosos”, sentencia o parlamentar.

Outro projeto de Elmano envolve o mesmo tema, e estabelece que a progressão de regime e as saídas temporárias só serão permitidas aos presos que tenham seus DNAs adicionados ao Banco Nacional de Perfis Genéticos. “O objetivo da nossa proposta é desestimular a reincidência criminosa e ampliar a resolução de delitos que deixam vestígios genéticos, como os crimes sexuais”, explica.

O parlamentar ainda apresentou outros nove projetos na área de segurança pública, sendo que alguns já estão em fase avançada de tramitação. Um dos casos é o do PLS 373/15, que tipifica o idosicício como crime hediondo sem direito a indulto ou anistia. Além do projeto de Lei 483/17, já aprovado pelo Senado Federal, que permite o uso dos veículos apreendidos. “Com esta medida, vamos garantir melhor utilidade a estes veículos, que, atualmente, acabam sucateados nos pátios das polícias e dos Detrans”, ressalta

Facebook
Veja também