Viagora

Franzé pede que população não solte fogos durante réveillon

Desde 2021, a Lei Nº 7.643 proíbe no Piauí o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios com efeito sonoro ruidoso.

Na manhã deste domingo (31), através de mensagem de ano novo, divulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), o parlamentar pediu para que aqueles que vão celebrar a virada, não soltem fogos com barulho, alertando os problemas que causam a pessoas com necessidades especiais e animais.

“Não vamos soltar foguetes. Vamos lembrar das crianças recém-nascidas, dos idosos, das pessoas que estão adoentadas, dos autistas, dos animais. Vamos fazer uma bela festa. Existem fogos belíssimos, com a parte visual. Vamos evitar o barulho. Vamos respeitar as pessoas e os animais e viver um feliz 2024”, disse o deputado.

Foto: DivulgaçãoFogos de artifício.
Fogos de artifício.

Governo sancionou em 2021 lei que proíbe fogos de artifício com efeito sonoro no Piauí.

Desde 2021, o Governo havia sancionado lei que proíbe fogos de artifício com barulho no Piauí. A Lei Nº 7.643 proíbe no Piauí o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios com efeito sonoro ruidoso e permite os fogos apenas aqueles com efeito visual.

A proibição vale para todo o Estado, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. A lei prevê multas, em caso de descumprimento. A medida visa proteger pessoas idosas, doentes, bebês, crianças, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais que são os mais afetados com estouros e estampidos.

Facebook
Indicado para você
Veja também