Viagora

Rafael se reúne com Lula e discute combate a violência nas escolas

O encontro em Brasília com governadores foi realizado nesta terça-feira (18) e teve o objetivo de debater sobre políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nas escolas.

Nesta terça-feira (18), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou de uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto, para debater sobre políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. O encontro em Brasília com governadores ocorre após a incidência dos casos de ameaças no ambiente escolar que tem assolado estudantes e professores.

Além dos chefes do executivo estadual, também estiveram reunidos com Lula, parlamentares, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além de entidades representativas de prefeitos.

Para Rafael Fonteles a criação de estratégias se configura como uma ferramenta importante de combate a violência no âmbito escolar. “Foi uma oportunidade para traçar metas e estratégias para a promoção da paz nas instituições educacionais e no combate ao discurso de ódio, principalmente na internet. Vamos unir esforços também com as famílias para que as escolas sejam ambientes cada vez mais seguros de aprendizado e transformações positivas na vida dos nossos estudantes”, escreveu nas redes sociais.

 Na ocasião o presidente da República repudiou o ódio propagado nas redes sociais e afirmou que a solução não está na elevação de muros e instalação de detectores de metais nas escolas.

“Não vamos transformar as escolas em prisão de segurança máxima, que não é a solução. Nem tem dinheiro para isso e nem é politicamente correto, humanamente e socialmente correto”, reforça.

Além disso, o Governo Federal anunciou R$ 3,115 bilhões em investimentos para implementação de ações integradas de proteção ao ambiente escolar, com aplicação em infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas escolas.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também