Viagora

Bárbara do Firmino propõe projeto que incentiva mulher empreendedora

Segundo a parlamentar, o projeto apresentado na Alepi buscará capacitar e promover crédito às empreendedoras

A deputada estadual Bárbara do Firmino (PP), propôs na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Programa Assistencial para Mulher Empreendedora – Banco da Mulher. O projeto visa prover ações que impulsionem negócios femininos e auxiliem esse público na gestão das suas empresas, em especial as vítimas de violência doméstica.

De acordo com a parlamentar, a proposta objetiva ainda a qualificação, gerar oportunidades de empregos além de promover crédito as mulheres. A deputada pontua ainda no projeto, a compra de equipamentos e insumos para investimento do empreendedorismo no Piauí.

Foto: Camila Trindade/ViagoraDeputada estadual Bárbara do Firmino (PP).
Deputada estadual Bárbara do Firmino (PP)

“A liberdade financeira e o empoderamento feminino são mecanismos de combate à violência contra a mulher, por isso o programa terá como prioridade mulheres em situação de vulnerabilidade e chefes de família que tenha instalado, ou a ser instalado, empreendimento no Estado do Piauí, prioritariamente em municípios com baixo índice IDH”, afirma.

Com o programa instalado, Bárbara do Firmino quer dar enfoque na igualdade de gênero, autonomia financeira e geração de renda. A proposta foi colocada na Alepi após pesquisa da parlamentar, onde o Piauí se encontra em terceiro lugar no Nordeste, em relação a mulheres empreendedoras, e segundo no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na análise, baseada em estudos da Sebrae, foi constatado que 165 mil mulheres piauienses, ou seja, 36%, são donas do próprio negócio. O levantamento aponta que 60% das empreendedoras possuem até 44 anos e 65% já lideram empresas há dois ou mais anos.

Conforme a parlamentar, o programa buscará parcerias através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, para possibilitar cursos de empreendedorismo, marketing e finanças. 

Facebook
Veja também