Viagora

Piauí Pet Castramóvel fez 1.600 atendimentos e 500 castrações

Os serviços foram feitos através do Piauí Pet Castramóvel; projeto itinerante que promove a saúde e o controle da população de animais.

O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel informou que promove a saúde e controle da população de animais domésticos e em situação de rua, por meio da castração. Ao todo, no Piauí, 543 animais foram castrados e passaram pela implantação de microchip em 2023, e 1.610 foram atendidos por meio do projeto.

De acordo com o governo, Teresina, capital do estado, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 306 ao todo. Parnaíba vem logo em seguida, com 157, e Picos, terceira cidade a receber o projeto este ano, conta com 80 castrações já realizadas, com implantação de microchip.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíQuase 500 animais foram atendidos na terceira edição do Piauí Pet Castramóvel em Picos.
 Piauí Pet Castramóvel.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o projeto se alinha às pautas promovidas pela secretaria de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs. 

“É uma recomendação do Governo do Piauí que atendam aos animais, assegurando seus direitos e a sua proteção. Neste primeiro ano, priorizamos os animais de ONGs e de protetores individuais”, disse o secretário.

Piauí Pet Castramóvel

O Castramóvel foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, o programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado.

Três edições do projeto foram realizadas no ano de 2023: a primeira em Teresina, no mês de setembro, a segunda em Parnaíba, em outubro, e a terceira e última ação foi realizada no município de Picos, em novembro. 

Em cada uma das edições, os animais foram cadastrados no local, passando por uma triagem para identificar quais estavam aptos para a castração. Em seguida, foram encaminhados para exames laboratoriais para, então, serem encaminhados às clínicas onde a castração seria executada, com implantação de microchip para monitoramento populacional. Ainda na etapa dos atendimentos, a Semarh emitiu o RG Pet gratuitamente aos animais cadastrados. Ao todo, nas três edições realizadas em 2023, somaram mais de 1.500 animais cadastrados.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também