Viagora

Fundo de reconstrução vai ajudar o Rio Grande do Sul, diz Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social explicou que um fundo será criado para ajudar o estado gaúcho após as enchentes.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que o pagamento das dívidas do estado do Rio Grande do Sul serão direcionadas para a reconstrução do estado.

Durante a coletiva de imprensa da terceira reunião da força-tarefa para construção da aliança global contra a fome e a pobreza, o ex-governador afirmou que o remanejamento dos valores deve durar até 2026.

Foto: Guilherme Freire/ ViagoraInício da 3ª Reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Início da 3ª Reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

“A agenda com os três poderes aprovou, no Congresso Nacional, não só o reconhecimento da calamidade, mas além, trabalhando uma regra específica para o Rio Grande do Sul, onde de 2024 até 2026, aquilo que era pagamento da dívida vai para o fundo da reconstrução”, informou.

Dias também declarou que o próprio governador Eduardo Leite contribuiu com as tratativas para a medida. “O governador Eduardo Leite fez questão, em todos os encontros, de realçar que as regras e o endividamento são parte da realidade que chegou ao Rio Grande do Sul”, ressaltou.

No dia 13 de maio deste ano, o Governo Federal informou que a dívida do Rio Grande do Sul com a União está suspensa por três anos e que foi liberado R$ 11 bilhões para um fundo de reconstrução do estado.

Por Guilherme Freire

Facebook
Veja também