TRE julga as contas do partido Patriota do Piauí como não prestadas
O presidente do PRD no Piauí, vereador Bruno Vilarinho, relatou que esses problemas são decorrentes da fusão entre o Patriota e o PTB, ressaltando ainda que o partido está recorrendo da decisão.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou como não prestadas as contas do Partido Patriota no Piauí, que após a fusão com o Partido Trabalhista Brasileira chama-se “Renovação Democrática”, referente ao exercício financeiro de 2021. A relatora do processo foi a juíza Maria Luíza de Moura Mello e Freitas e a decisão foi proferida nessa segunda-feira (27) de forma unânime e em harmonia com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva.
A relatora também determinou em seu voto a perda do direito do partido em receber as cotas do Fundo Partidário bem como o Fundo Especial de Financiamento de Campanha até que a agremiação regularize sua situação junto à Justiça Eleitoral,
O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, conduziu a sessão que analisou as referidas contas destacando uma série de irregularidades, com base no parecer técnico conclusivo do Núcleo de Assistência e Apoio às Prestações de Contas do TRE-PI (NAAPC).
Conforme a sentença, as irregularidades elencadas são: ausência de comprovante de remessa da Receita Federal da escrituração contábil digital; bem como a falta de apresentação do parecer técnico da Comissão Executiva do Conselho Fiscal do partido sobre as contas.
Além disso, o partido também não apresentou comprovante de propriedade do imóvel cedido para abrigar a sede da legenda localizada no bairro Dirceu Arcoverde e do demonstrativo de avaliação do referido imóvel.
Segundo o TRE-PI, as contas não constavam a procuração em nome do tesoureiro do partido, Roberto César de Sousa Júnior e a sigla também não justificou ausência de gastos e receitas estimadas decorrentes de serviços advocatícios e contábeis, bem como do comprovante de despesas com funcionários, manutenção da sede do partido como água, energia elétrica, telefone e esgoto.
Os dirigentes do partido foram intimados para sanar as falhas, mas de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, eles permaneceram inertes.
Outro lado
O Viagora procurou o presidente do PRD no Piauí, vereador Bruno Vilarinho, sobre o assunto e ele relatou que esses problemas são decorrentes da fusão entre o Patriota e o PTB. Segundo o dirigente, o partido está recorrendo das decisões e buscando a regularização junto à Justiça Eleitoral.
"Por conta da fusão, a gente absorve todos os problemas do Patriota e do PTB, mas nós já estamos resolvendo e recorrendo dessas decisões. Nós estamos indo atrás e resolvendo para tentar deixar em ordem porque nós vamos suprir todos os problemas das outras siglas, tanto do Patriota como do PTB", afirmou Bruno Vilarinho.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Patriota Partido político
TRE do Piauí desaprova contas de 2024 do Diretório Estadual do Progressistas
As irregularidades que levaram a desaprovação foram constatadas pelo Núcleo de Assistência e Apoio às Prestações de Contas do TRE-PI (NAAPC).Vereadora Tatiana Medeiros está sob observação clínica no HUT, diz boletim médico
De acordo com o Hospital de Urgência de Teresina, a vereadora recebeu atendimento multidisciplinar, incluindo medidas terapêuticas e diagnósticas necessárias.Ciro Nogueira reúne 150 prefeitos piauienses durante evento em Brasília
Mais de 500 pessoas participaram do encontro, que contou com gestores de todas as regiões do estado.Prefeito de Angical do Piauí fecha contrato com empresa sem licitação por R$ 998 mil
A parceria foi assinada dia 02 de abril deste ano e terá vigência até 31 de dezembro.Vereadora Tatiana Medeiros é levada para o HUT após ser encontrada desacordada
A parlamentar foi encontrada pelos policiais no Quartel do Comando Geral em Teresina, onde ela se encontra presa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir