Viagora

Secretário Wanderson Oliveira pede demissão do Ministério da Saúde

O pedido de demissão do secretário Wanderson Kleber de Oliveira ocorre em meio à situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Na manhã desta quarta-feira, 15 de abril, o Ministério da Saúde anunciou, através de nota oficial, que o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson Kleber de Oliveira, pediu demissão.

A saída do secretário ocorre em meio à situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus e de notícias sobre a possibilidade de o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deixar o cargo.

Nas últimas semanas, Oliveira vinha participando das coletivas de imprensa, ao lado de Mandetta e do secretário executivo do ministério, João Gabbardo, para apresentar os dados e as ações da pasta de enfrentamento ao vírus. O Ministério da Saúde não informou se já foi escolhido um substituto para ocupar o cargo.

  • Foto: Marcello Casal Jr./Agência BrasilWanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde.Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde.

O secretário, assim como Mandetta, era defensor do isolamento social e do regime de quarentena como estratégia mais eficaz para conter a disseminação do coronavírus no país. A política foi alvo de críticas por parte de membros do alto escalão do governo federal, incluindo do presidente Jair Bolsonaro, que defende o chamado isolamento vertical, onde apenas pessoas do grupo de risco da Covid-19 ficariam isoladas em casa.

Oliveira é doutor em epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua também como professor da Escola Fiocruz de Governo da Fundação Oswaldo Cruz, em Brasília, e é servidor público federal, enfermeiro epidemiologista do Hospital das Forças Armadas, do Ministério da Defesa.

Facebook
Veja também