Viagora

HUT volta a realizar captação de órgãos e tecidos para transplantes

O serviço estava desativado desde 2016 e na tarde da última terça (12), as equipes fizeram a captação de rins, córneas e fígado doados por um homem de 36 anos.

Após seis anos, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) retornou a realizar a captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes. O serviço estava desativado desde 2016 e na tarde da última terça (11), as equipes captaram rins, córneas e fígado.

Segundo o HUT, a captação dos órgãos foi realizada por uma equipe multidisciplinar do hospital, através da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com apoio da equipe de médicos e profissionais da Central Estadual de Transplantes.

Foto: Divulgação/ FMSEquipe de captação de órgãos e tecidos do HUT.
Equipe de captação de órgãos e tecidos do HUT.

Ainda conforme o hospital, os órgãos captados eram de homem, de 36 anos, que após constatação da morte encefálica, diante de rigoroso protocolo, a família autorizou a doação.

Os médicos do HUT, supervisionados pela Equipe de Perfusão de Órgãos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), realizaram a captação por mais de três horas, contando com os profissionais: Wellington Figueiredo e Danilo Luz, enfermeiros Douglas dos Santos; Jalyni Prado e Cássio Nunes e as técnicas de enfermagem Claudiana Mendes e Helena Silva.

De acordo com o hospital, os profissionais agradeceram a família do doador que poderá beneficiar até cinco pessoas que estão no aguardo por transplante na fila do Ministério da Saúde (MS).

O médico coordenador da CIHDOTT do HUT, Danilo Luz, explicou que através da doação de órgãos é possível proporcionar qualidade de vida a outras pessoas que necessitam.

“Venho agradecer em nome da comissão, a todos os profissionais que de forma, direta e indireta, viveram esse momento, acolhendo e ajudando uma família frente à dor da perda, ocasionando um resultado positivo e proporcionando, assim, qualidade de vida outras pessoas através da doação”, disse o coordenador da CIHDOTT do HUT.

Segundo o diretor-geral, Fábio Marcos, a conscientização sobre a doação de órgãos é uma das estratégias promovidas pela central de transplantes do HUT.

“O HUT tem sido estratégico para a central de transplantes, pois atendemos pacientes com doenças de alta complexidade. Trabalhamos também para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, de salvar vidas”, afirma o diretor geral.

Por fim, a coordenadora de enfermagem da CIHDOTT, Sylvia Leite, falou sobre a importância de demonstrar interesse de ser um doador de órgãos ainda em vida.

“O HUT tem uma estrutura excelente. Essa primeira captação abre caminhos para outras. Serve de exemplo. É importante verbalizar o interesse de doar em vida”, finaliza a coordenadora de enfermagem da CIHDOTT, Sylvia Leite.

O hospital é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora e a partir do retorno da Comissão já foi possível atingir acolhimento de 34 famílias de potenciais doadores em junho deste ano.

Facebook
Veja também