Anvisa determina recolhimento de remédios à base de losartana
O prazo para a conclusão do recolhimento nas farmácias é de 120 dias, começando desta quinta-feira (23).
Nesta quinta-feira (23), a Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), decidiu a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, que é um anti-hipertensivo e um dos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil.
De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada por presença da impureza azido em concentração acima do limite de segurança aceitável. O prazo para a conclusão do recolhimento nas farmácias é de 120 dias, começando de hoje.
A Anvisa informa que as pessoas que utilizam o remédio não devem interromper o tratamento, e destaca que qualquer alteração deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente.
Após o conhecimento sobre as impurezas, a medida preventiva foi adotada e serve para adequar os produtos usados no Brasil.
Lotes afetados
A orientação da Anvisa, aos grupos que estejam usando os lotes afetados, é continuar o tratamento e conversar com o médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação.
A agência esclareceu em nota, que desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos disponíveis dentro dos padrões de qualidade.
Por: Bruna Sousa
Com informações Agência Brasil
Anvisa
-
Piauí registra 365.658 pessoas recuperadas da Covid-19, diz Sesapi
Dos casos confirmados, 30 dos infectados são homens e 30 são mulheres, que variam entre 14 a 78 anos de idade. -
População com primeira dose da Janssen pode tomar reforço em Teresina
Segundo a Fundação, o paciente deve ter no mínimo quatro meses da dose anterior para ter direito à nova dose da vacina. -
A principal estratégia contra Covid é a vacinação, diz Neris Júnior
O secretário de Saúde, falou também sobre o aumento de casos de dengue e chikungunya no Piauí. -
-
"Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022" é lançado no Piauí
O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (29), no Palácio de Karnak, no centro de Teresina. -
Ministério da Saúde quer ampliar atendimento psicossocial de jovens
Municípios e estados receberão incentivo financeiro do Governo Federal para crianças diagnosticadas com depressão e ansiedade.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir