Saúde diz que vacinação contra sarampo está abaixo da meta
Segundo o Ministério, em 2021 a cobertura foi baixa, só 50,1% do público-alvo recebeu a segunda dose da tríplice viral.
No Brasil, o Ministério da Saúde relatou que só 47,08% das crianças receberam vacinação contra o sarampo em 2022 sendo que meta vacinal é de 95%. Essa proteção é realizada com a vacina tríplice viral que imuniza também contra a caxumba e rubéola.
Segundo o Ministério, no calendário de vacinação a primeira dose é aplicada com um ano de idade e a segunda com 15 meses. Em 2021, a cobertura foi baixa, só 50,1% do público-alvo recebeu a segunda dose da tríplice viral. Neste ano a campanha começou em janeiro e vai até dezembro deste ano.
Conforme o Ministério da Saúde, o resultado da queda de imunização leva o Brasil, que em 2016 ganhou pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) certificado de país livre do sarampo, para passar a registrar mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pela doença em 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.
Em 2022, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chamou a atenção para a importância da vacinação e explicou que o sarampo é uma doença infecciosa aguda, muito contagiosa e grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade, pessoas adultas desnutridas ou com algum problema de imunidade, como as pessoas transplantadas, as que convivem com o vírus do HIV, ou que estão em quimioterapia, além das gestantes.
Nessa sexta-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicaram dados que mostram queda da vacinação infantil em todos o mundo e que após dois anos de pandemia, está registrada a maior queda contínua as vacinações infantis dos últimos 30 anos.
Vacinação
Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde - OMS
Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)
-
Teresina realiza dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite
Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a abertura do dia D acontece às 08h na UBS do Poty Velho, e tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação deste público alvo. -
Hospital São Marcos anuncia que pode encerrar atividades em Teresina
A APCCAA ainda destaca que a direção está empregando todos os esforços junto ao Poder Público, e já notificou os entes federados bem como as autoridades públicas competentes. -
Sesapi divulga Plano de Contingência contra a varíola dos macacos
Segundo o órgão, as informações estratégicas estão contidas em um documento com 30 páginas e foram divulgadas nesta quinta-feira (18). -
-
Equipe de saúde está treinada, diz Dr. Gilberto sobre varíola dos macacos
O gestor da pasta também falou sobre o primeiro paciente diagnosticado com a doença em Teresina nessa última quarta-feira (17). -
Compra de insumos está sendo feita, diz Dr. Gilberto na Câmara de Teresina
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, informa que não há alterações nos serviços de saúde oferecidos pelo município, ele diz também que Teresina possui insumos para os próximos 45 dias.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir