Viagora

Projeto da UFPI desenvolve programa que facilita diagnóstico de câncer renal

O software, é capaz de analisar exames e facilitar o diagnóstico por nefropatologistas, que são os especialistas em doenças renais.

Jair Oliveira, estudante do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveu um software chamado “Smart Pathology Plataform”, um suporte aos profissionais de saúde para o diagnóstico de patologias renais, inclusive o câncer.

O software, é capaz de analisar exames e facilitar o diagnóstico por nefropatologistas, que são os especialistas em doenças renais. O estudo contou com orientação de dois professores, a professora Keylla Urtiga e o professor Vinícius Machado.

De acordo com o professor Vinícius Machado, o programa é fruto de uma pesquisa defendida no doutorado em Biotecnologia (RENORBIO/UFPI). “Eu tive a oportunidade de coorientar a tese da Nayse Aldeman, em que este mesmo software tinha funcionalidade voltada ao ensino de medicina. Nesse primeiro momento a inteligência artificial fazia a leitura das imagens apresentadas pelos alunos, indicando aspectos e atributos mais relevantes a serem observados”, explicou.

Já no segundo projeto, de iniciação tecnológica do aluno Jair Oliveira, o software adquiriu a missão que auxilia no diagnóstico clínico. Segundo o professor Vinícius, o funcionamento é o mesmo, porém, dessa vez é voltado aos profissionais. “O funcionamento é o mesmo do anterior, contudo, voltado para o uso profissional. É feito a análise pela inteligência artificial das imagens clínicas e dependendo do tempo de resposta e observação da lâmina renal pelo patologista o diagnóstico pode sair em até 20 segundos. É necessária a confirmação do diagnóstico por um especialista, mas é válida a forma como o software agiliza todo o processo”, ressaltou.

Facebook
Veja também